Notícias

Empresa chinesa poderá assumir operação de trens no Rio

O governo do Rio de Janeiro está negociando com uma empresa chinesa para assumir a operação dos trens urbanos do estado, que hoje é feita pela SuperVia. A empresa chinesa já tem experiência em operar os trens de Caracas, na Venezuela, onde conseguiu reduzir o intervalo entre os trens para 5 minutos ou menos.

O secretário estadual de Transportes do RJ, Washington Reis, anunciou a negociação em suas redes sociais na última quarta-feira (24), depois de visitar a capital da Venezuela, Caracas, com seu irmão, o deputado estadual Rosenverg Reis (MDB). Eles foram conhecer o sistema ferroviário venezuelano e trocar experiências com o Ministério dos Transportes e as empresas locais.

Washington criticou a atual gestão da SuperVia, que segundo ele, prestou um serviço ruim e com problemas constantes. A SuperVia devolveu a concessão ao estado em outubro do ano passado e ainda não há um novo acionista ou uma licitação para escolher uma nova empresa.

A rede ferroviária do Rio de Janeiro tem 270 km de extensão e 104 estações, abrangendo 12 municípios. A SuperVia transporta cerca de 125 milhões de passageiros por ano em 8 linhas que se originam da Central do Brasil.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa