Portal C3

Entrevista com Bnegão

BNegão ComCausa

Bnegão é um dos rappers e compositores mais respeitados da cena alternativa. Além do excelente trabalho realizado como um dos vocais do Planet Hemp e Funk Fuckers, Bernardo, vivencia o sucesso de seu trabalho solo acompanhado pela extraordinária banda “Os Seletores de Freqüência”. Sua história de conquista e luta pela produção independente e seu comprometimento diante do microfone o fazem um dos mais importantes pensadores da nossa geração. Sua militância através da música é tão importante quanto suas inovações musicais. Nesta entrevista ele anuncia o novo e esperado CD com os Seletores e “joga a mensagem na garrafa”.

BNegão ComCausa Acervo Adriano (1)

Você é muito importante neste retorno do nosso informativo, pois participou do Alternativo n° 0, em 1997. E, além do músico e compositor, você é um pensador extraordinário da nossa geração devido ao seu comprometimento com as palavras, com a arte e a cultura. Para você de que forma a arte está ligada à transformação do mundo? Você acredita no comprometimento da juventude de hoje?

Você acha que o hip hop hoje se configura como movimento social autônomo e participante no Brasil? E essa história que ele vai estourar a qualquer momento é real?

O “Enxugando Gelo”, seu Cd junto com os Seletores foi considerado um dos melhores de 2003, ganhando inclusive o premio Dynamite (o maior prêmio da música independente no Brasil), como melhor disco de Rap/Black Music, lhe rendendo duas turnês pela Europa. Desde então você não lançou mais. Existe algum projeto para 2007?

Suas passagens pela Baixada Fluminense sempre foram marcantes, o que você conhece daqui? E do público que você encontra?

E o que você acha que deve ser feito no movimento cultural para que este público tenha opções e oportunidades de desenvolvimento?

Você é uma figura muito querida em diversos segmentos culturais, seu coração é hip hop ou rock and roll?

Qual é sua causa?

Você sempre somou e foi presente nas iniciativas que visam criar oportunidades de movimento e reflexão. . .

Eu sei e reconheço o efeito que esse tipo de iniciativa teve e tem na minha vida, na minha formação, quando eu queria algo além do que rolava nas mídias ditas “normais”. O que eu faço é apenas tentar proporcionar aos outros as mesmas oportunidades que eu tive. E com isso gerar um lugar, um bairro, ou uma cidade melhor, para começar. . .

– Matéria de janeiro de 2007

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

 

Sair da versão mobile