Escolas estaduais poderão implementar Projeto de Inclusão para a Comunidade Surda
O Projeto de Lei 6.191/22, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A proposta, que visa permitir que as escolas estaduais organizem feiras abertas ao público para incentivar a inclusão da comunidade surda, teve origem em uma ideia apresentada pela estudante Yasmin Candido Ribeiro, de Campos dos Goytacazes, durante a 13ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj. Esse programa da Alerj é conhecido por dar espaço à juventude fluminense para apresentar iniciativas.
Aprovado em segunda votação, o projeto segue agora para o governador do Rio sancionar ou vetar. A proposta sugere que voluntários, como palestrantes, intérpretes e professores de Libras, sejam convidados para participar das atividades da feira. Caso sancionada, as feiras acontecerão, preferencialmente, no mês de setembro, em referência ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro.
O texto estabelece que as feiras devem incluir espaços para que pessoas surdas possam se expressar com o auxílio de intérpretes, além de oferecer oficinas de Libras e outras atividades que promovam a inclusão da comunidade surda em diferentes ambientes.
| Projeto Comunicando ComCausa
| Portal C3 | Instagram C3 Oficial
______________
Compartilhe: