Escultura do projeto Rio de Mãos dadas no Caxias Shopping

O projeto realizado pela artista Agrade Camíz chegou ao Caxias Shopping, empreendimento administrado pela Aliansce Sonae na Baixada Fluminense. A escultura ”Cuida” estará exposta até o dia 15 de agosto no acesso principal do shopping.

Esse projeto tem como prioridade valorizar o espírito de solidariedade e positividade do carioca, trazendo uma mensagem de esperança para a cidade, a partir de esculturas que representam mãos se tocando suavemente. Durante a exposição, as mãos vão se aproximando até se tocarem, fazendo alusão a uma retomada de um contato mais próximo entre as pessoas, que será possível a partir da vacinação.

A intervenção urbana itinerante, que já expôs as obras em bairros e pontos turísticos da capital e em diversos municípios fluminenses, faz parte da campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam envolver as pessoas em um clima de positividade para superar a pandemia.

Construída em fibra de vidro, a obra “Cuida”, com mais de 2 metros de altura, em formato de pares de mãos, representa a superação das dificuldades de 2020 e a esperança de retomada da normalidade este ano.

A escultura será exibida em duas etapas: com as mãos separadas, ilustrando o afastamento imposto pela pandemia, e, posteriormente, unidas, simbolizando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos em 2021, conferindo duas oportunidades para o público apreciar a obra de diferentes perspectivas.

Sobre a artista: Agrade Camíz (Camila) – cresceu no conjunto habitacional IAPC, localizado às margens da favela do Jacaré na Zona Norte carioca e produz intervenções na rua há 9 anos, pintando murais, graffitis, passando inicialmente pela pichação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre estética do subúrbio do Rio de Janeiro, utilizando expressões, formas e signos da cultura local e da habitação popular.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.