Estudo sobre desigualdades sociais e violência será disponibilizado nos canais da ComCausa

No último dia 27 de maio a ComCausa promoveu o DebatePapo com Manoel Ricardo Simões, conhecido como Ricardo Breguelé, que está lançando o livro ‘Desigualdades sociais e violência na Metrópole Carioca’ com o conteúdo de sua pesquisa mais atual.

Capa Desigualdades sociais e violência na Metrópole Carioca

A conversa foi coordenada pelo professor Peter Sana e teve a participação de Adriano Dias, jornalista fundador da ComCausa. Nesta oportunidade, Adriano convidou o Ricardo Breguelé para disponibilizar os mapas e conteúdos de sua pesquisa nas redes de comunicação da ComCausa.

“O resultado deste mapeamento explicita visualmente como a violência se dá a partir das desigualdades no município do Rio de Janeiro e na região metropolitana da cidade na última década. Importante pesquisa que deveria ser de acesso a todos os que atuam na elaboração de políticas públicas e se propõem a enfrentar a violência”, disse Adriano Dias.

Segundo Simões, “livro é um aprofundamento de uma pesquisa iniciada em 2017, que procurava analisar os dados estatísticos sobre a violência na Metrópole Carioca, buscando encontrar padrões que dessem conta de responder questões básicas que me incomodavam como cidadão e cientista. A ideia básica era entender por que determinados tipos de crime se diferenciavam em termos de número de ocorrências e de intensidade entre as diferentes frações do território metropolitano. Por que alguns bairros são “seguros” e outros são “violentos”? Por que morrem, em termos absolutos e relativos, mais pobres do que ricos e pessoas da classe média? Por que morre mais gente em Belford Roxo do que em Ipanema? Mesmo na Baixada, qual a razão de se poder andar a noite no centro de Nova Iguaçu e nunca chegar depois das 22 horas no bairro do Grão Pará no mesmo município? E, é claro, porque os negros e pardos, em termos absolutos e relativos, são mais encarcerados e mortos por uma polícia formada, majoritariamente de praças e suboficiais, ‘pretos ou quase pretos’?”

A partir do junho os textos e mapas do livro serão disponibilizados por Manoel Ricardo Simões posts dos canais da ComCausa – como o Portal C3 -, e em breve também será divulgado o link para baixar o livro gratuitamente.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.