Feira de São Cristóvão vai realizar evento em defesa da Terra

Na sexta-feira dia 03 de junho, para celebrar o dia Dia Mundial do Meio Ambiente, a Feira de São Cristóvão vai realizar um evento em defesa da Terra, às 14 horas, com a presença de entidades ambientalistas, o evento é aberto ao publico.

O Instituto Cultural da Feira de São Cristóvão do Rio de Janeiro, em parceria com o projeto Humano Novo, Defensores da Terra e o Coletivo Ambiental/RJ, aderiram ao movimento planetário na ação global para festejar, discutir, admoestar e apresentar propostas novas visando a recuperação e/ou reposição de ecossistemas. Juntos, dia 3 de junho, próxima sexta-feira, a partir das 14h/Praça Catolé do Rocha, interior da Feira de São Cristóvão, promoverão várias atividades voltadas à educação ambiental e reposição do Meio Ambiente degradado.

A campanha #UmaSóTerra, do Dia Mundial do Meio Ambiente/2022, convoca uma ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta.

Contato: Programa da ONU para o Meio Ambiente – Dia Mundial do Meio Ambiente – Suécia.

Links: @projetoHumanoNovo @InstitutoCulturalFSC

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

Importância

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa