Ícone do site Portal C3

Governo Federal regulamenta a Lei Padre Júlio Lancellotti

Padre Júlio Lancellotti

Padre Júlio Lancellotti

Uma nova lei que protege os direitos das pessoas em situação de rua foi regulamentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, nesta segunda-feira (11), em um ato simbólico no Palácio do Planalto, com a participação do padre Júlio Lancellotti, que dá nome à lei.

A lei proíbe o uso de materiais, estruturas, equipamentos e técnicas construtivas que sejam hostis ou que dificultem o acesso e a permanência de pessoas em situação de rua, idosos, jovens, crianças, pessoas com deficiência e outros grupos sociais nos espaços públicos.

O decreto, que será publicado em breve no Diário Oficial da União, tem como objetivo garantir o direito à cidade e combater a segregação de pessoas em situação de rua. Segundo o texto, a União deverá adotar medidas que promovam o bem-estar e a acessibilidade nos programas federais de habitação e melhoria das condições habitacionais.

Além disso, o decreto estabelece como estratégia a implementação de medidas que coíbam o uso de materiais, estruturas, equipamentos e técnicas construtivas hostis em espaços públicos e a inclusão, nos instrumentos de planejamento urbano, de requisitos que impeçam o uso de materiais e imagens e estruturas consideradas hostis.

A União também deverá cooperar com os estados e orientar os municípios para que cumpram o decreto, especialmente no que se refere à adequação dos planos diretores, códigos de obra e legislações locais.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Sair da versão mobile