Ícone do site Portal C3

Governo se reúne com Frente Nacional de Prefeitos

Governo se reúne com Frente Nacional de Prefeitos

Governo se reúne com Frente Nacional de Prefeitos

Representantes da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República participaram, nesta segunda-feira, da abertura da 84ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que acontece nestes dias 13 e 14 de março, no Royal Tulip Hotel, em Brasília (DF).

O encontro tem como objetivo discutir as principais necessidades dos municípios brasileiros, como Mobilidade Urbana, Saúde e Educação, além da instalação do Conselho da Federação. O colegiado deverá ser composto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e por representantes de estados, consórcios regionais e entidades municipais.

“Nós temos a expectativa de que esse Conselho da Federação seja um ambiente de discussão dos grandes temas do federalismo brasileiro”, disse o secretário-executivo da SRI, Olavo Noleto, na abertura do encontro. O secretário destacou o avanço que a instalação do Conselho representa, dentro do contexto de retomada das relações federativas no País.

“O Conselho da Federação é resultado da história do municipalismo brasileiro. Resultado do trabalho da FNP e, por isto, faço questão de dizer aqui que o Conselho da Federação é mais uma proposta da Frente Nacional de Prefeitos que entra para a história do país”, finalizou.

O secretário de Assuntos Federativos da SRI, André Ceciliano, também destacou, em sua fala, o novo momento de reaproximação com os entes federados.

“Nós sabemos das dificuldades, da questão dos pisos, da Reforma Tributária. Nossa pauta é extensa, principalmente sobre o financiamento dos hospitais filantrópicos em todo o país”, afirmou o secretário enfatizando que todos esses enfretamentos serão feitos de forma conjunta entre governo federal, estados e municípios.

O presidente da FNP, Edvaldo Nogueira (PDT-SE), que também é prefeito de Aracajú (SE), comemorou a retomada do diálogo com o governo federal.

“A vida acontece nas cidades, é na cidade que o cidadão mora. Nós sabemos o que queremos e sabemos para onde ir. Que tenhamos esperança. Esperança com um novo governo que dialoga com os prefeitos”, disse.

A presidenta da Caixa Econômica Federal (CEF), Rita Serrano, também esteve presente no evento e informou que o banco está sendo remodelado para que a unidade entre a instituição e as prefeituras fique ainda mais clara. A presidenta da Caixa, que é a maior investidora do Minha Casa Minha Vida e maior gerenciadora dos programas sociais, colocou o banco à disposição de prefeitas e prefeitos.

“Contem com a Caixa para efetivar os projetos que vocês tenham em suas cidades”, disse.

Lula quer banco público emprestando para obras em municípios, o anúncio foi no encontro da Frente Nacional de Prefeitos nesta terça (14).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os bancos públicos federais devem emprestar recursos para financiar obras em estados e municípios. A FNP é a entidade que reúne gestores de todas as capitais e municípios com mais de 80 mil habitantes.

“Vou trabalhar para que os bancos públicos tratem de emprestar recursos para cidades com capacidade de endividamento e de financiamento. Não tem sentido banco não querer emprestar dinheiro para que um estado ou um prefeito faça uma obra. Se o estado e a cidade tiverem condições, o dinheiro não vai ficar no cofre dos bancos para render de juros. Vai render com obra para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse o presidente.

Na chegada ao evento da 84ª Reunião Geral da FNP, em um hotel da capital federal, Lula participou da inauguração da Sala das Cidades, da Caixa Econômica Federal. O departamento do banco estatal vai priorizar a relação direta com gestores municipais para a concessão de financiamentos.

Moradias
Ao falar sobre a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, o presidente Lula pediu apoio aos prefeitos na concessão de terrenos públicos para a construção de moradias populares. “Se o prefeito puder fazer a concessão dos terrenos, a gente pode fazer a casa muito mais barata para o povo mais pobre desse país”, defendeu. Segundo o presidente, há cerca de 186 mil casas com obras paralisadas de governos anteriores, além da meta de dois milhões de imóveis nos próximos anos.

Ainda de acordo com Lula, o governo federal também vai levantar o patrimônio da União que poderá ser destinado à moradia popular. “Eu determinei à nossa ministra do Planejamento que fizesse um levantamento de todas as terras públicas que têm no governo federal e que fizesse o levantamento de todo o patrimônio, nas capitais, prédios, casas, lojas, tudo o que estiver abandonado, pra gente tentar transformar em moradia decente para as pessoas mais humildes desse país. É a forma da gente acabar com o déficit habitacional, que é uma coisa crônica”, disse.

Relação federativa
Reeleito para mais um mandato de 2 anos à frente da FNP, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou a presença de Lula no encontro e disse que a entidade não era recebida pelo governo anterior. “Nós nunca fomos recebidos pelo presidente da República de então [Jair Bolsonaro]. E, este ano, já fomos recebidos por vossa excelência duas vezes”, afirmou. Nogueira reforçou a proposta de criar um Conselho da Federação, para reunir, de forma paritária, representantes do governo federal, governos estaduais e prefeituras municipais.

Já o presidente reforçou não ser possível governar o país sem levar em conta as demandas de prefeitos e governadores, e se comprometeu a manter uma relação republicana com todos os gestores municipais do país. “Eu não quero saber de que partido vocês são, que time vocês torcem, não quero saber a religião de vocês. A única coisa que quero saber é que vocês foram eleitos pelo voto democrático do povo da cidade que vocês moram”, disse o presidente.

Fonte: Secretaria de Relações Institucionais (SRI)

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

Sair da versão mobile