Agenda

Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu comemora 60 anos

O Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu convida para o Seminário sobre o Bicentenário da Estrada Real do Commércio, em comemoração aos seus 60 anos. 

No sábado (12), serão realizadas palestras sobre a importância da histórica Estrada Real do Commércio, haverá exposições de quadros, venda de livros e ao final será realizada uma visita à duas exposições temáticas sobre a vida na Vila e na Estrada. No domingo (13), haverá uma visita ao sítio histórico da antiga Vila de Iguassú e a remanescentes da Estrada Real.  

O trajeto da Estrada do Commécio ficou pronto em 1822, começava na vila de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu, subia a serra do Tinguá, e chegava até o porto de Ubá, atual distrito de Andrade Pinto, em Vassouras, nas margens do rio Paraíba do Sul, de onde podia seguir-se para Minas Gerais e Goiás. Em Piedade do Iguaçu, a estrada permitia a conexão com diversos portos no rio Iguaçu de onde as embarcações chegavam no porto do Rio de Janeiro. Outra opção, era seguir-se por estradas que passavam pela freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Irajá e Inhaúma até chegar na cidade do Rio de Janeiro.  

A fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu ocorreu em 15 de novembro de 1962, e entre seus fundadores, estavam Ruy Afrânio Peixoto, Luiz Martins de Azeredo, Waldick Pereira, Max Walter Schneidwind, Eugênio Beauvallet, Francisco Scofano, Zanon de Paula Barros e Ney Alberto Gonçalves de Barros, pessoas que tinham o grande interesse em mostrar a grandeza da história de Nova Iguaçu. 

O evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro, no auditório da Universidade Iguaçu (UNIG) – Av Abílio Augusto Távora, 2134. 

Alexandre Paiva

Professor de História e colaborador da ComCausa