Internação involuntária será discutido na ALERJ

0
3
Dia Mundial da Saúde Mental -
Dia Mundial da Saúde Mental -

As Comissões de Saúde e de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizam audiência conjunta, nesta quarta-feira (15/03), para avaliar os procedimentos de internação involuntária em estabelecimentos de assistência psiquiátrica. A reunião será às 12h30, na sala 1808, na sede da Alerj, com transmissão ao vivo pelo Youtube Alerj Digital.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde, deputado Tande Vieira, a audiência será importante para o conhecimento dos procedimentos atualmente utilizados pelas instituições psiquiátricas instaladas no Estado do Rio. “Iremos checar se estes procedimentos previstos em Lei estão sendo seguidos e buscar mecanismos para aprimorá-los, evitando que casos semelhantes ao da idosa internada em Petrópolis se repitam em outros locais”, afirmou.

“O idoso, muitas vezes, é visto socialmente como um incapaz, o que facilita a adoção de medidas arbitrárias que ferem seus direitos. Nessa audiência, vamos ouvir vários setores da sociedade e buscar soluções para reverter esse quadro”, disse o presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, deputado Munir Neto.

Foram convidados para participar da audiência o delegado de Polícia Civil, Felipe Santoro; o defensor público do Núcleo Especial de Atenção à Pessoa Idosa, Luiz Zoen; a defensora da Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria Pública, Thaísa Guerreiro de Souza; a promotora da Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional das Promotorias, Cristiane Branquinho; representantes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Saúde do Ministério Público; o advogado da Comissão de Direito da Família da OAB/RJ, Bernardo Pereira de Castro; a representante da Coordenação Atenção Psicossocial da Secretaria Saúde de Estado, Daniel Elia; o superintendente de Atenção Psicossocial da Secretaria Saúde de Estado, Karen Athié; e o secretário de Saúde de Petrópolis, Marcus Corvelo.

Fonte: Alerj

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação