Japeri recebe primeira remessa de vacina

Um novo tempo no combate à pandemia de Covid-19 teve início nesta terça-feira (19), em Japeri, Baixada Fluminense. Após aprovação do uso emergencial da vacina CoronaVac (desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan), o município recebeu 1.715 doses do imunizante logo pela manhã. O carregamento, que foi entregue na sede da Secretaria Municipal de Saúde sob aplausos dos funcionários que atuam no local, será utilizado a partir desta quarta (20), quando terá início a primeira fase da campanha. 

Neste primeiro momento, serão vacinados idosos com 75 anos ou mais, profissionais de saúde em atividade, população indígena e pessoas com idade acima de 60 anos que residam em residências terapêuticas, asilos, Caps e afins. Funcionária da rede municipal de saúde de Japeri há 30 anos, a psicóloga e Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Ruth Valentim Doro (56), será a primeira imunizada contra a Covid-19 na cidade.

“O sentimento é de muita gratidão, quando fui chamada até pensei não ser merecedora de tal honra. Afinal, estarei representando os profissionais que há meses vivem tempos difíceis e cheio de incertezas. Mas, aceitei porque amo essa cidade! Aqui realizei meus sonhos profissionais e afetivos. Quem toma a vacina não sou eu! São todos os nossos grandes e incansáveis profissionais que tenho muito orgulho de representar”, declarou a moradora de Engenheiro Pedreira.  

A imunização se dará de forma volante: quatro equipes – compostas por técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes de saúde – para imunizar os idosos em suas residências e uma voltada à vacinação dos profissionais de saúde em exercício na rede municipal. Além disso, duas unidades de saúde foram mobilizadas para a campanha: a Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Av. Tancredo Neves, 634-716 – Parque Mucajá, Engenheiro Pedreira) e Posto de Saúde de Japeri (Av. Dr. Arruda Negreiros, 48 – Centro, Japeri).

Para a prefeita Drª. Fernanda Ontiveros, o início da imunização é o primeiro passo para que a pandemia chegue ao fim. “Como médica, é um alento enorme saber que o imunizante chegará logo a quem mais precisa. Quero registrar minha gratidão a todos os profissionais da ciência empenhados nesta guerra contra a Covid-19. É um dia de muita alegria para nós, mas é preciso que a população continue se protegendo até que o país alcance a meta de vacinados. Juntos podemos vencer este vírus”, declarou a gestora.  

Para se vacinar, será preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF e Cartão do SUS ou, no caso de profissionais de saúde, identidade profissional, cartão do SUS e CPF.    

Serviço:

Aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid em Japeri

Data: 20/02/21 (quarta-feira)

Horário: 7h

Local: Unidade Mista de Engenheiro Pedreira –  Av. Tancredo Neves, 634-716 – Parque Mucajá, Japeri

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Thauan Mendes

Thauan Mendes

Graduado em letras, professor de inglês, jornalista social da ComCausa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *