Campanhas

Memória: Jô Soares “um Beijo do Gordo”

Jô Soares, o multifacetado artista brasileiro, faleceu no dia 5 de agosto de 2022, aos 84 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Nascido José Eugênio Soares em 16 de janeiro de 1938, no Rio de Janeiro, ele deixou um legado marcante como apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, humorista, músico e artista plástico.

A carreira de Jô Soares decolou quando criou o humorístico “Família Trapo” na RecordTV, onde também interpretou o personagem Gordon. Na Globo, ele consolidou seu nome como responsável por sucessos como “Satiricom”, “Planeta dos Homens” e “Viva o Gordo”. Sua passagem pelo SBT ficou marcada pelo talk-show “Jô Soares Onze e Meia”, entre 1988 e 1999, onde se destacou como entrevistador, contribuindo para a consolidação desse formato no Brasil. O retorno à Globo foi marcado pelo “Programa do Jô”, que comandou de 2000 a 2016, ano em que se despediu da televisão.

Além de suas habilidades na televisão, Jô Soares era um homem versátil. Atuava, dirigia, escrevia roteiros, livros e peças de teatro. Também era amante de jazz e chegou a apresentar um programa de rádio. Ao longo de sua vida, falava cinco idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol.

Na esfera pessoal, Jô Soares teve várias experiências amorosas e familiares. Casou-se duas vezes e teve um filho, Rafael Soares, que faleceu em 2014. O apresentador também revelou em uma entrevista sua batalha contra o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Sua morte, ocorrida por insuficiência renal e cardíaca, estenose aórtica e fibrilação arterial, gerou comoção tanto no Brasil quanto internacionalmente. Diversas personalidades e autoridades prestaram homenagens, e várias emissoras de televisão alteraram suas programações para reexibir trabalhos e entrevistas em que Jô Soares participou. O legado de Jô Soares como um ícone da cultura brasileira permanecerá vivo na memória de todos que acompanharam sua carreira brilhante e diversificada.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa