Magé promove atividade no dia do combate ao abuso infantil
Nesta terça-feira (18) a prefeitura de Magé realizou, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Magé (CMDCA), uma roda de conversa e apresentação do plano municipal de enfrentamento ao abuso ao e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O evento ocorreu no dia nacional do combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A função do projeto é localizar e proteger as crianças e adolescentes expostos a essas situações.
“Não só devemos falar do assunto hoje, mas precisamos falar sempre, porque todos os dias uma criança é vítima de violência sexual. Apresentamos hoje o plano municipal de enfrentamento, agora os conselheiros vão contribuir com informações que sejam úteis para que o plano seja eficaz, porque são eles que fazem o primeiro atendimento e o acompanham todo o caso. Depois disso, apresentaremos o documento em reunião ordinária do conselho e em seguida a publicação no Bio, onde a Prefeitura dará toda estrutura para que as medidas sejam aplicadas na cidade”, afirmou Bia Nunes, presidente do CMDCA.
Dados no Brasil
Em 2018, 32 mil casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram registrados no Brasil (o maior índice de notificações já registrado pelo Ministério da Saúde), segundo levantamento obtido pelo GLOBO. Ou seja, cerca de três crianças são abusadas sexualmente por hora no Brasil.
Canais de denúncia
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O cidadão também pode fazer contato com os Conselhos Tutelares, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, por telefone ou presencialmente:
Conselho Tutelar Magé I (1º distrito): Rua Domingos Belize, 241- Centro. Telefone: 2633-0932
Conselho Tutelar Magé II (6º distrito): Rua Mário Brito, 128 – Centro. Telefone: 3739-1028
| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa