Ícone do site Portal C3

Manuel Congo líder da maior rebelião de escravizados em Paty do Alferes

Manuel Congo líder da maior rebelião de escravos em Paty do Alferes

Manuel Congo líder da maior rebelião de escravos em Paty do Alferes

Manuel Congo foi o líder da maior rebelião de escravizados do Vale do Paraíba, no Brasil. A revolta ocorreu em Paty do Alferes, no Rio de Janeiro. Manuel foi capturado e morreu enforcado no dia 6 de setembro.

A revolta ocorreu em novembro de 1838 entre os escravizados do capitão-mor Manuel Francisco Xavier, que detinha algumas fazendas na região. O motivo do levante contra o fazendeiro teria tido origem após a morte do escravizado Camilo Sapateiro pelo capataz de uma de suas fazendas.

Cerca de 16 escravizados foram levados a julgamento pela participação na Revolta de Manoel Congo. Foram sentenciados a 650 chibatadas, distribuídas ao longo dos dias para evitar a morte. Além disso, foram obrigados a utilizar gonzos de ferro nos pescoços durante três anos. A mesma sentença não foi aplicada a Manoel Congo.

Desde a manhã de 22 de janeiro de 1839, na Praça da Concórdia, diante da Igreja Matriz da Vila de Vassouras, até o dia 31 do mesmo mês, o tribunal fora o palco da condenação dos réus, sendo a de Manoel Congo, pena de morte por enforcamento.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Sair da versão mobile