Rio de Janeiro

Medalha Tiradentes pelos 200 anos do Grande Oriente do Brasil

Nesta terça-feira, dia 26 de abril, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano, concederá a Medalha Tiradentes para o Grande Oriente Brasil (GOB) que completa 200 anos em 2022.

O Grande Oriente do Brasil  é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica) e participou ativamente em momentos cruciais da nossa história, como a Independência do Brasil, abolição da escravatura e a Proclamação da República, entre outros.

Hoje, o Grande Oriente do Brasil possui mais de 2 mil Lojas e cerca de 97 000 filiados. Sendo assim a maior Obediência Maçônica do mundo latino e obtém o reconhecimento de toda a Maçonaria Regular. Destacam-se suas fraternais relações com a Grande Loja Unida da Inglaterra (com o Primeiro Tratado realizado em 1919, e depois ratificado em 1935) e com todas as Obediências Maçônicas regulares da Europa e América do Norte.

A cerimônia na ALERJ será dia 26, a partir das 18h30, no plenário do Edifício Lucio Costa. Além do Grande Oriente Brasil, o Eminente Grão Aildo Virginio Carolino também recebera a Medalha Tiradente, que é a maior horaria à causa pública do Estado do Rio de Janeiro.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa