Mesa Brasil Sesc RJ irá distribuir hambúrgueres em Nova Iguaçu

O Mesa Brasil Sesc RJ vai distribuir nesta sexta-feira (28/08) 1 mil hambúrgueres em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, a pessoas em situação de vulnerabilidade social da região do Parque Estoril.

A entrega será a partir das 14h na Rua Liberdade, nº 955, numa operação que contará com o apoio da Cruz Vermelha e do Instituto SOS Reviver.

A ação integra uma união de esforços para transformar em 10 mil sanduíches parte de uma doação de 16 toneladas de carne vegetal recebida pelo programa do Sesc RJ e que estão sendo destinadas aos impactados pela crise provocada pela Covid-19.

Os hambúrgueres estão sendo preparados na cozinha do Sesc Madureira com insumos doados por diversos apoiadores: Burger King (carne), O Burguês, Bread Maker, Los Paderos (pão), Costelão do Cadeg (embalagem), produtores rurais de Nova Friburgo (alface e tomate), além das lanchonetes das unidades Sesc RJ e cozinhas profissionais do Senac RJ (condimentos e bebidas), fechadas temporariamente por conta da pandemia da Covid-19.

A iniciativa foi inaugurada no dia 3 de julho, na Rocinha, e já passou pelo Morro dos Prazeres, Santa Cruz, Complexo do Alemão, Lapa, Mangueira, Vicente de Carvalho e Santa Cruz da Serra (Duque de Caxias). A distribuição dos sanduíches está em linha com a ampliação do escopo de atuação do programa do Sesc RJ, que antes da Covid-19 distribuía alimentos não perecíveis e in natura a entidades cadastradas.

Em razão da demanda crescente ocasionada pela pandemia e pelo isolamento social, o Mesa Brasil Sesc RJ tem se dedicado também a distribuir os pratos prontos ao público final. Além dos hambúrgueres, às sextas-feiras, o programa também entregou 16 mil refeições em comunidades do Grande Rio nas quintas-feiras de junho e julho.

Vales-alimentação – Também nesta sexta-feira (28/8), o programa Mesa Brasil Sesc RJ distribui, às 10h, 2.214 cartões-alimentação para 10 entidades assistenciais do Grande Rio. Os vales serão revertidos a famílias impactadas pela crise. Esta será a segunda etapa (de um total de três) da ação no Rio de Janeiro, realizada a partir da doação do grupo Grupo Carrefour.

Além da unidade RJ do Mesa Brasil Sesc, outras 11 no país receberam o auxílio. Cada cartão tem crédito de R$ 100 e pode ser utilizado em qualquer estabelecimento comercial para a compra de alimentos. A ideia é dar a essas pessoas a possibilidade de fazerem suas próprias compras e escolherem os produtos que desejam, com autonomia e elevação da sua autoestima.

Doações – De 1 janeiro a 21 de agosto deste ano, o Mesa Brasil Sesc RJ já arrecadou 1.358 toneladas de alimentos junto a mais de 234 parceiros doadores.

Os donativos foram distribuídos a mais de 365 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de 43 municípios do estado. Desde o começo da pandemia, já são mais de 856 toneladas de alimentos arrecadados e que estão sendo destinados àqueles mais impactados pelos efeitos econômicos do isolamento social.

Noventa militares do Comando Conjunto Leste – envolvendo Marinha, Exército e Aeronáutica – apoiam na logística de recebimento e distribuição das doações.

Emanoelle Cavalcanti

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o PortalC3