Ícone do site Portal C3

Memória: Nascimento Chico Anysio

Chico Anysio

Chico Anysio

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, nasceu no dia 12 de abril de 1931, cearense da cidade de Maranguape, conhecido artisticamente como Chico Anysio, considerado o maior humorista da Televisão brasileira, foi ator, radioator, produtor, locutor, roteirista, escritor, dublador, apresentador, compositor e pintor brasileiro.

Chico teve 63 anos de carreira, e trabalhou durante quarentas anos na Rede Globo, criando mais de 200 personagens icónicos, dirigiu e atuou ao lado de importantes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D’Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros. Em 2009 recebeu a mais alta honraria da cultura no Brasil, a Ordem do Mérito Cultural.

Aos sete anos foi mais um dos imigrantes no Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, morou com a mãe e três irmãos, em uma pensão no Catete, O pai havia ficado no Ceará. Um incêndio havia destruído toda a frota de sua empresa de ônibus e ele não viajou, tentando refazer a vida na construção de estradas.

Aos dezessete anos, largou o sonho de ser advogado, e fez o teste para locutor da Rádio Guanabara, ficando em segundo lugar. O primeiro lugar ficou com outro jovem iniciante, Silvio Santos. Então passou a exercer a função de radioator a comentarista de futebol.

Escreveu diálogos e participou como ator em diversos papeis nas emissoras onde passou, foi o interlocutor de Caetano e Gil quando estiveram no exilo, pioneiro na luta contra a depressão, gravou um vídeo para o Congresso Brasileiro de Psiquiatria onde afirma que se tratava há 24 anos.

Chico teve seis esposas e nove filhos, em 2010 sua saúde começou a piorar, foi internado devido à falta de ar. Na avaliação inicial, detectou-se obstrução da artéria coronariana, sendo submetido à angioplastia. Chico Anysio ficou 109 dias internado, recebendo alta apenas em 21 de março de 2011. Nesse período, permaneceu a maior parte do tempo na UTI.

Em 30 de novembro de 2011, foi internado novamente, devido a uma infecção urinária. Recebeu alta 22 dias depois, em 21 de dezembro, mas já no dia seguinte voltou a ser internado, com hemorragia digestiva. Em fevereiro de 2012 foi diagnosticado com uma infecção pulmonar. Apresentou uma piora nas funções respiratória e renal em 21 de março daquele ano.

Chico Anysio morreu em 23 de março de 2012, aos oitenta anos, no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, por falência múltipla de órgãos. O velório aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que foi aberto ao público ao meio dia, onde se reuniram milhares de fãs, amigos e colegas de trabalho como Maurício Sherman, Glória Pires, André Lucas, Orlando Drummond e José Santa Cruz. Seu último pedido foi o de ser cremado; parte de suas cinzas foi enviada para Maranguape, sua cidade natal, e o resto para os estúdios da Globo.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Sair da versão mobile