Nossa irmã Zilda Arns

No dia 12 de janeiro de 2010, em Porto Príncipe, Haiti, morria Zilda Arns, irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, fundadora da Pastoral da criança e da pessoa idosa, organismos ligados às pastorais sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Arns foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos, a ela foi concedido diversos prêmios de cidadã honorária e prêmios pela sua atuação em defesa da vida sobretudo das crianças e dos idosos, além de ter sido indicada ao prêmio Nobel da paz.

Formada em medicina pela UFPR, em 1959, se aprofundou em saúde pública, visando salvar crianças empobrecidas da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência.

Baseada no evangelho de João 6, 1-15 passagem da multiplicação dos pães e peixes, ela criou o método de multiplicadores de conhecimento e da solidariedade entre as famílias empobrecidas, mais tarde junto de Dom Geraldo Majela a convite da CNBB fundou a Pastoral da Criança em cima de três instrumentos por mês:

. Visita domiciliar às famílias.

. Dia do Peso, também chamado de Dia da Celebração da Vida.

. Reunião Mensal para Avaliação e Reflexão.

Em uma missão para introduzir a Pastoral da criança em Porto Príncipe, pouco depois de uma palestra para 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto e a Doutora Zilda Arns foi uma das vítimas. O ex-presidente Lula compareceu em seu funeral no Palácio das Araucárias.

Zilda Arns cuidou das crianças como um bem sagrado, promovendo seus direitos e os protegendo, “tal qual como os pássaros cuidam dos seus ninhos” como a mesma dizia. A Pastoral da criança atende milhares de crianças empobrecidas em todo país e mm janeiro de 2014 a Pastoral da Criança inaugurou o Museu da Vida com objetivo de divulgar informações relacionados à saúde, nutrição, educação e cidadania por meio de exposições e ações educativas, tendo como foco principal a gestante e a criança até o seis anos de idade, em sua família e comunidade. Um grande objetivo do museu também é preservar a memória de sua fundadora, Zilda Arns.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

One thought on “Nossa irmã Zilda Arns

Fechado para comentários.