Nova sede do CIAM Baixada

Na manhã desta terça-feira, dia 27 de julho, foi apresentado o novo espaço do CIAM Baixada.

O Centro Integrado de Apoio a Mulher da Baixada tem a finalidade de articular os equipamentos públicos de promoção e defesa dos direitos da mulher e também faz o acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência. Instalado na região há pouco mais de dez anos, o CIAM Baixada estava em um espaço junto a 58º Delegacia de Polícia no bairro da Posse, em Nova Iguaçu -, e por iniciativa da Subsecretaria da Mulher do Governo do Estado, e parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Nova Iguaçu, foi transferido para um novo endereço no centro da cidade.

O prédio que já tem vários outros equipamentos públicos, tanto municipal quanto do Estado como o Centro de Cidadania LGBTQIA+, a Fundação Leão XII, entre outros, agora acolherá também o CIAM Baixada. No mesmo endereço está a Superintendência Municipal e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Nova Iguaçu (CEAM-NI), o que pode potencializar o atendimento e articulação.

Com a participação de movimento sociais – como a ComCausa, representada por Thayane Rodrigues -, e do poder púbico como Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal; a Delegada de Polícia Sandra Maria Pinheiro Ornellas do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM); da Dra. Gloria Heloíza, Subsecretária Estadual de Políticas para Mulheres; do juiz Octávio Chagas de Araújo Teixeira, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Nova Iguaçu; Elaine Medeiros, Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Nova Iguaçu; a coordenadora do CIAM da Baixada Fluminense, Sonia Lopes; Mirian Magali de Oliveira, Superintendente municipal da Mulher; e Adriano Dias, representando o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano. Além destes, também estiveram representantes de várias municípios da região da Baixada Fluminense.

Sala Lilás do IML de Nova Iguaçu

Após a cerimônia, os participantes foram convidados para visitar as futuras instalações da A Sala Lilás – um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual, e funcionará dentro do Instituto Médico Legal (IML) de Nova Iguaçu e atenderá Mulheres vítimas de violência de toda Baixada Fluminense.

A representante da ComCausa, Thayane Rodrigues, destacou a importância destes novos equipamentos, mas também que é uma preocupação a falta de equipamentos e faltam peritos especializados para a realização de exames de corpo de delito no Rio de Janeiro, o que dificultam a rapidez na entrega dos laudos principalmente em casos de violência contra a mulher.

A Sala Lilás, deve ser inaugurado ainda neste ano e o novo endereço do CIAM Baixada é Rua Terezinha Pinto 297 – 2° andar – Centro, Nova Iguaçu/RJ – CEP 26215-190 – Telefone Tel.: 21 3773 3287 / 2698 6008 | Email: [email protected]

Rede Mulher Baixada e Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher

A Baixada Fluminense é comporta por treze municípios com cerca de 4 milhões de habitantes divididos com grandes diferenças sociais. Na região existe um alto índice de violência de gênero, das mais graves, até as simbólicas. A fim de contribuir com esta questão, a ComCausa criou um projeto de articulação e promoção da rede de apoio a Mulher na região. Já o ‘Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher’ vai capacitar em técnicas de jornalismo comunitário, articulação e acionamento de rede de proteção na Baixada Fluminense. Utilizando a comunicação como principal ferramenta de empreendedorismos social, instrumento da prevenção à violência de motivação de gênero e canal de exigibilidade através da visibilidade.

Portal: ComCausa.net/JovensJornalistasMulher  ou ComCausa.net/RedeMulherBaixada

Telefone 55 (21) 99957-3821 | Email: [email protected] 

Parceria:

Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Apoio:

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

One thought on “Nova sede do CIAM Baixada

Fechado para comentários.