O Espetáculo Turmalina 18-50 está de volta em Meriti

A Cia Cerne está de volta com o espetáculo Turmalina 18-50, contando a história do líder da Revolta da Chibata, João Cândido.

No dia 24 de janeiro, a apresentação ocorrerá na Casa da Cultura da Baixada Fluminense em São João de Meriti, às 18h. Já no dia 27 de janeiro, no Espaço das Artes – Os Ciclomáticos, às 19h.

O espetáculo Turmalina 18-50 conta a história e trajetória de João Cândido, um dos mais importantes líderes negros no Brasil.

Vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura, o espetáculo Turmalina 18-50 aporta na Casa da Cultura da Baixada Fluminense em São João de Meriti, dia 27 de janeiro, a partir da 18 horas, de graça. 

Nota da Marinha sobre João Cândido causa indignação em militares

Encontro por João Cândido no Livro dos Heróis da Pátria

Revolta da Chibata e João Cândido

A Revolta da Chibata foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910. A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho são as principais causas da revolta. João Cândido foi líder da Revolta da Chibata, ocorrido no final de novembro do ano de 1910. O líder foi um personagem fundamental na luta pela igualdade racial no Brasil.

Cia. Cerne

Fundada em 2013 na cidade de São João de Meriti, Baixada Fluminense (RJ), a Cia. Cerne se consolida como uma das principais companhias da região. Tendo circulado por nove estados do Brasil e participado de importantes festivais, já recebeu mais de 50 prêmios, incluindo 13 prêmios de melhor espetáculo, 9 prêmios de melhor direção e 14 prêmios de atuação. Passou por importantes espaços como Teatro Dulcina, Teatro Glauce Rocha, Teatro Maria Clara Machado, Theatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Centro Cultural Justiça Federal, entre outros.

Já foi contemplada por editais da Funarte e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, além dos editais Rumos Itaú Cultural e SESI Novos Talentos. Nos últimos anos, fez o circuito SESI – RJ, temporada no SESC Belenzinho (SP) e participou de projetos como Natal SESC e Mostra SESC Regional de Artes Cênicas. Integra a FETAERJ; a Rede Baixada em Cena, vencedora do Prêmio Shell 2017 na categoria Inovação; e a Rede Frente Teatro RJ, indicada em 2019 ao mesmo prêmio na mesma categoria.

Endereço do evento: Casa da Cultura da Baixada Fluminense │Rua Machado de Assis Lote 12 Quadra 82, Vilar dos Teles, São João de Meriti – RJ

Espaço das Artes – Os Ciclomáticos│Rua de Santana, 119 – Centro, Rio de Janeiro

Patrocínio: Governo do Rio de JaneiroSecretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Retomada Cultural RJ 2.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa