O fim de um legado

Foi anunciado neste sábado (31) o falecimento da atriz Nichelle Nichols. A noticia foi divulgada pelas redes sociais de seu filho Kyle Johnson:

“Sua luz, no entanto, como as galáxias antigas que estão sendo vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e as gerações futuras desfrutarem, aprenderem e se inspirarem”.

A atriz que interpretou a tenente Nyota Uhara na série “Star Trek” (1966), morreu aos 89 anos, no sábado (30) por causas naturais, esclareceu Kyle.

A série destruiu estereótipos comuns na televisão americana da época, lançando atores negros e minoritários em papéis de alto nível. A atriz participou do primeiro beijo “inter-racial” da televisão norte-americana, com o ator canadense William Shatner.

Ela planejava sair de Star trek após a primeira temporada, mas o líder dos direitos civis dos anos de 1960, Martin Luther King Jr, a convenceu a ficar por ser tão revolucionário ter uma mulher negra interpretando um importante papel de membro sênior da tripulação, em uma época que os negros lutavam pela igualdade na sociedade americana.

Alexia Tavares

Alexia Tavares é jornalista comunitária