OAB Niterói dá posse à Comissão de Alienação Parental

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, deu posse no último dia 4 de abril à Comissão de Alienação Parental.

Realizada no auditório da entidade, a solenidade contou, na mesa de trabalhos, com Júnior Rodrigues, Maria Auxiliadora Teixeira Espíndola, diretor geral e diretora secretária da ESA Niterói, respectivamente, e do delegado de Polícia Civil Ruchester Marreiros Barbosa.

Tomaram posse a presidente, Bárbara Heliodora de Avelar Peralta; a vice-presidente, Andra Luiza Geraldino Rocha da Silva; a secretária Isabela Cristina Loureiro dos Santos e os delegados: Isabela Cristina Loureiro dos Santos, Mariana Macedo Pinheiro Lopes, Mariana Kastrup Buzanovsky, Solange da Cunha Pacheco e Thaisa Pereira Rocha. Ainda, os colaboradores: Adriana Márcia Sondahl Brito, Joana D’Angelo P.R. Felipe, Marília Varela Soares de Gois, Ruy Justo Carneiro Cutrim e Ruchester Marreiros Barbosa, que compôs a mesa.

Ao abrir a cerimônia, o presidente Pedro Gomes destacou o fato de a maioria das Comissões da OAB serem presidida por mulheres.

“Elas também já são a maioria de inscritas na Seccional RJ. As mulheres são extremamente comprometidas e têm talento para liderança. Encaram desafios com mais facilidade. São corajosas. Hoje, a mulher está ao lado e, muitas vezes, à frente de um grande homem. Parabéns pelas conquistas!”, exaltou, anunciando a posse dos integrantes da Comissão e passando a palavra à presidente, Bárbara Peralta, que discursou: “Agradeço ao Dr. Pedro Gomes por dar posse à Comissão, permitindo que possamos dar continuidade a um trabalho já iniciado na gestão anterior. Nossa proposta é informar os advogados e divulgar este tema tão importante para o Direito e para a sociedade, que é a alienação parental, visando com isso à proteção das crianças”.

Ela completou dizendo que pretendem realizar palestras e outros eventos para divulgar este tema tão importante. “A Comissão tem o papel de auxiliar à sociedade e à advocacia, incentivando o interesse dos colegas em trabalhar com esta demanda. A falta de informação gera conflitos e perda da causa”, afirmou.

“Inclusive, nossa Comissão produziu um manual sobre o tema, voltado para o advogado. Agora, o primeiro grande trabalho será explicar que não se trata de uma questão de gênero; mulheres e homens são vítimas dessa violência psicológica, que é um abuso moral. Para não nos perdermos nesse discurso, muitas vezes de ódio, é necessário deixar o assunto muito bem esclarecido”, ressaltou.

Para alcançar esses objetivos, a presidente destacou que a Comissão é composta por uma equipe multidisciplinar, com advogados, psicólogos, psiquiatra e um delegado de Polícia.

O presidente Pedro Gomes concluiu:

“Você é merecedora desta indicação, por tudo o que a Comissão vem desenvolvendo, mesmo com a paralisação devido à pandemia. Acredito que vá produzir um excelente trabalho e divulgar de forma grandiosa este tema. Parabéns!”

Júnior Rodrigues, diretor geral da ESA Niterói também destacou o importante trabalho da equipe, com o lançamento da “Cartilha de Direito Parental”, que ele qualificou como “de excelente conteúdo e produção”, e a diretora secretária da ESA Niterói, Maria Espíndola, sugeriu que a publicação seja adaptada para um curso na Escola de Advocacia, num intercâmbio de informação que deve ser seguido por outras Comissões.

Finalizando, o presidente Pedro Gomes citou os serviços oferecidos pela OAB Niterói, convidando todos a conhecerem a sede da entidade:

“No prédio da 16ª Subseção, por exemplo, temos o Centro Médico, o Peticionamento Eletrônico, Salas de Audiências Virtuais, Escritório Compartilhado e Sala de Estudos. Ainda, a Escola Superior de Advocacia (ESA), no 9° andar, com cursos de extensão voltados para a atualização e pós-graduação na área jurídica. Além disso, as Salas dos Advogados nos fóruns da cidade e a Casa da Advocacia, na Região Oceânica. Conheçam nossa instituição!”

– Texto original do site da OAB Niterói.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa