DestaqueNotícias

OMS declara fim da emergência para a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara fim da emergência em saúde pública de importância internacional para a covid-19, mas alerta para a continuidade da pandemia.

Após mais de três anos desde o início da pandemia de covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) que o vírus não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. No entanto, a entidade alertou para a continuidade da pandemia e para a necessidade de manter as medidas de prevenção.

Durante a última sessão deliberativa, membros do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS destacaram a tendência decrescente de mortes e hospitalizações por covid-19, assim como os altos níveis de imunidade da população.

Apesar disso, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou que a declaração não significa o fim da pandemia, já que ainda há milhões de casos e mortes em todo o mundo, além da circulação de novas variantes do vírus.

Dados da OMS indicam que mais de 765 milhões de casos de covid-19 foram confirmados no planeta, com quase 7 milhões de mortes registradas. A entidade também ressaltou que a vacinação é fundamental para combater a pandemia e que é preciso garantir a distribuição justa e equitativa das doses em todo o mundo.

Portanto, mesmo com o fim da emergência em saúde pública de importância internacional para a covid-19, é importante manter as medidas de prevenção e seguir as recomendações das autoridades de saúde para conter a disseminação do vírus e proteger a população.

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa