DestaqueNotícias

ONU recebe jovens de todo o mundo a partir de hoje

Jovens de todo o mundo se reunirão na sede das Nações Unidas entre os dias 25 e 28 de abril para o ECOSTH FORUOC YOUM, o Fórum da Juventude promovido pela ONU.

Na abertura do evento, que ocorreu em 25 de abril, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos jovens “energias, ideias, inovações e talentos”. Ele também confirmou que o ONU Juventude, escritório dedicado às questões dos jovens, será inaugurado e entrará em pleno funcionamento ainda neste ano.

Em uma mensagem de vídeo para a abertura do evento, Guterres explicou que a criação do ONU Juventude é uma das principais medidas para resolver um dos principais problemas enfrentados pelos jovens: a falta de representatividade. O secretário-geral da ONU pediu aos governos que expandam a participação dos jovens na tomada de decisão e que garantam o envolvimento do grupo nas decisões da ONU.

Guterres enfatizou também a importância do evento que ocorrerá em setembro e destacou a necessidade de líderes internacionais comprometidos em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele afirmou que o mundo espera ambição no combate à pobreza e à desigualdade e que é necessário aprovar um pacote de estímulo massivo para garantir que todos os países possam investir no progresso dos ODS.

O evento no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, conhecido como ECOSOC, ouviu opiniões, preocupações e inovações da juventude, que serão apresentadas aos Estados-membros durante a Cúpula dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2023.

Durante o Fórum da Juventude 2023, os participantes terão a chance de compartilhar suas inquietações em relação ao destino do planeta e apresentar sugestões para enfrentar questões globais, como a pobreza, a desigualdade e as mudanças climáticas. O Fórum da Juventude proporcionou um espaço de diálogo com os países membros da ONU e contribuiu para a agenda da Cúpula dos ODS.

Entre os participantes está a Jovem Líder da ONU, Luísa Machado, que está no Fórum da Juventude 2023 e gravou um vídeo sobre o encontro:

Deputado da Baixada representa a juventude em observatório internacional

O mais jovem deputado da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), o  deputado estadual Andrezinho Ceciliano foi convidado pela ONU Brasil no ECOSOC YOUTH FORUM, o Fórum da Juventude promovido pela ONU. Nascido em Paracambi, na Baixada Fluminense, Andrezinho Ceciliano está no seu primeiro mandato parlamentar.

deputado estadual Andrezinho Ceciliano foi convidado pela ONU Brasil

Acompanhe o Fórum pela TV online da ONU, entre os dias 25 e 28 de abril, e siga a cobertura completa da ONU News em português

Associações se reunirão para debater a violência nas escolas

| Editoração Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa