Ícone do site Portal C3

Operação Voltando em Paz Chega no Rio de Janeiro avião com mais 67 repatriados

Força Aérea Brasileira - FAB

Força Aérea Brasileira - FAB

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou há pouco no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, trazendo 67 passageiros e 9 pets de Israel. Outros dois passageiros que vieram a bordo do KC-390 desembarcaram no Recife, onde a aeronave pousou mais cedo. Esse é o sétimo voo da Operação Voltando em Paz de repatriação de brasileiros.

Até o momento, 1.204 brasileiros já foram transportados de Israel e da Palestina, além de 44 animais domésticos desde o início do conflito no Oriente Médio, no dia 7 de outubro.

ESCASSEZ DE ÁGUA — Cerca de 95% da população de Gaza não tem água potável disponível. Devido à extração excessiva do aquífero costeiro e à infiltração pela água do mar e esgotos, a água da torneira é salgada, poluída e imprópria para beber. Segundo a OMS, uma pessoa precisa de no mínimo 100 litros por dia para beber, lavar, cozinhar e tomar banho — e, em situações emergenciais e de crises, precisa do mínimo de 7,5 a 15 litros por dia. Em Gaza, o consumo médio é de cerca de 84 litros por pessoa. Desses, apenas 27 litros são considerados adequados para uso humano.

Os equipamentos enviados à região do conflito têm potencial de geração de mais de 5 mil litros por dia de água potável, trabalhando 24 horas. Com tecnologia e fabricação brasileiras, o purificador é portátil e capaz de remover 100% de vírus e bactérias da água.

CURTO PRAZO — O pedido de assistência humanitária foi recebido na quinta-feira, 12 de outubro, pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Itamaraty, coordenadora do sistema de cooperação internacional brasileiro. Demandada pela ABC/MRE, a fabricante nacional de purificadores fez a entrega dos equipamentos em seis horas e sem custo algum.

A Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (AISA) do MS, também acionada pela ABC/MRE, respondeu à demanda dentro do curto prazo disponível. A equipe do Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (VigiDesastres) recorreu ao Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) e Departamento de Logística (DLOG), que providenciaram a entrega dos dois kits de medicamentos e insumos emergenciais

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Sair da versão mobile