Ícone do site Portal C3

Padre Júlio Lancellotti recebe Medalha Tiradentes

Padre Júlio Lancellotti recebe Medalha Tiradentes

Padre Júlio Lancellotti recebe Medalha Tiradentes

Padre Júlio Lancellotti recebeu neste domingo (24) das mãos do deputado Flávio Serafim a Medalha Tiradentes da Assembleia legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no final da missa na paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo onde é pároco.

O padre é um pedagogo e presbítero católico brasileiro. Há mais de 30 anos, milita pelos direitos humanos, fundou as Casas Vida I e II (criadas originalmente para acolher crianças portadoras do HIV) e é vigário da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo. Conhecido pela sua atuação com o povo de rua, constantemente é ameaçado pelos seus posicionamentos em favor dos empobrecidos.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil deu-lhe o Prêmio Franz de Castro Holzwarth em 2000 por seu trabalho contra a violação sistemática dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em 2003, a Casa Vida fundada por ele para acolhimento de pessoas em situação de rua recebeu o Prêmio OPAS, da Organização Pan-Americana da Saúde.

Em 2004, o Movimento Nacional de Direitos Humanos concedeu-lhe o Prêmio Nacional de Direitos Humanos. Também em 2004, a Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, na categoria livre.

Em 2005, Pe. Júlio recebeu menção honrosa do Prêmio Alceu Amoroso Lima Direitos Humanos. Em 2007, o Pe. Júlio recebeu o Prêmio dos Direitos Humanos promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, na categoria “Enfrentamento à Pobreza”.

Em 2020, o Padre Júlio recebeu, pelo voto popular, o Prêmio Poc Awards na categoria “Influencer do Ano”. Promovido pelo Gay Blog Br, a indicação de Lancellotti se motivou por se posicionar frequentemente contra à homofobia. Pe. Júlio é ainda Doutor Honoris Causa pela Universidade São Judas Tadeu (2004) e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Em 2021, Padre Júlio foi um dos vencedores do Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, reconhecido pelo seu trabalho em benefício da população em situação de rua. Nas redes sociais o povo pede para que seu nome esteja no Nobel da Paz

Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Sair da versão mobile