PJ da Diocese de Nova Iguaçu realiza Curso de Dinâmicas para Lideres 2° Nivel
A Pastoral da Juventude da Diocese de Nova Iguaçu realizou o Curso de Dinâmicas para Líderes 2º Nível (CDL Nível 2) nos dias 30 de agosto a 01 de setembro de 2024, na Casa de Retiros – Nosso Lar. Com o tema: “Pois nasce hoje a civilização do amanhã” e o lema: “Venham a mim, e farei de vocês pescadores de gente” (Marcos 1, 17). Fizeram parte do curso jovens de 6 municípios da Baixada Fluminense onde a Diocese atua, além de jovens de Duque de Caxias e Valença.
Luís Miguel, um dos coordenadores do curso, apontou que “o CDL 2º Nível é uma estratégia pastoral que auxilia os jovens a redescobrirem suas respectivas vocações na vida da Igreja e da Sociedade. Com o apoio de suas comunidades, foi possível realizar um Curso de Formação teológica, política e psicológica com jovens de 6 cidades diferentes, para que possamos lançar redes em águas mais profundas.” Ele concluiu dizendo: “Espero que a Igreja os acolha em sua animação e entusiasmo. Que eles possam contagiar os jovens afastados com o amor de Deus e trazê-los de volta ao ambiente da Comunidade Cristã, e que jamais deixem de anunciar a mensagem subversiva do Evangelho.”
O CDL é reproduzido no Brasil em mais de 80 dioceses de 22 estados e já foi realizado em mais de 13 países: Paraguai, Peru, República Dominicana, Venezuela, México, El Salvador, Guatemala, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Ucrânia, Angola e Serra Leoa. Na Diocese de Nova Iguaçu, essa será a segunda edição do CDL Nível 2.
Este estilo de curso tem a vantagem de colocar o leigo como protagonista do processo de evangelização. Quando se trata de jovens, esta estratégia pastoral exerce muita influência. Um jovem bem preparado, falando para outro jovem, tem uma força especial. Provoca a reflexão: “Se ele, que também é jovem, pode abraçar a proposta de Jesus Cristo com tanta convicção e competência, por que eu não posso?”
André Wellington, também coordenador do evento, disse que “esse CDL, para nós, é o passo definitivo para o caminhar da PJ em Nova Iguaçu. Nossa intenção foi motivar as lideranças antigas, animar e formar os novatos e, sobretudo, identificar quem nos substituirá. O retrato da PJDNI que era defasado, desestimulados, desmotivados e saturados, é de esperança, e é isso que ainda nos dá ânimo: a esperança.”
A Pastoral da Juventude Diocese de Nova Iguaçu apesar de existir antes da década de 1980, a sua primeira reunião diocesana e organizada, se deu em 1980 tendo como Padre assessor o Giaccinto. E tem como marco histórico para o dia 31 de Janeiro um discurso de dom Adriano Hipólito bispo da época na Diocese que pedia de maneira urgente uma organização da PJ na diocese.
Aniversário da Pastoral da Juventude da Diocese de Nova Iguaçu