Memória: PM Leidson Acácio

O tenente PM Leidson Acácio Alves Silva estava de serviço na UPP Vila Cruzeiro e foi morto por bandidos da região.

Na noite de 13 de abril de 2014, depois que criminosos dispararam tiros contra o contêiner que serve como base administrativa da UPP Vila Cruzeiro, por volta das 20h40. O tenente PM Leidson Acácio Alves Silva estava junto com uma guarnição que fazia buscas na região pelos responsáveis, por volta das 22h40, na Rua 10, divisa entre as comunidades do Parque Proletário e Vila Cruzeiro, quando aconteceu a troca de tiros durante a qual Leidson foi atingido na testa.

O tenente Leidson Acácio, de 27 anos, chegou a ser encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas e não resistiu ao ferimento. Ele estava na corporação há pouco mais de 3 anos e estava na UPP Vila Cruzeiro há cerca de 3 meses.

Leidson, ele era de Governador Valadares, morava em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e casou-se com Jaqueline no dia 22 de abril de 2013.

Na caminhada da chacina da Baixada, que foi perpetrada por policiais, a ComCausa levou um banner em memória de Leidson. Um ano depois, em 2015, ao contribuir para o programa ‘Caminhos da Reportagem’, intitulado “Guerra sem Herói”, o fundador da ComCausa, o jornalista Adriano Dias, fez referencia ao jovem policial, morador da Baixada, afirmando que “esta guerra não tem lado”.

O programa foi vencedor da categoria ‘Melhor Programa Jornalístico’ do Prêmio TAL de 2016.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é militante de direitos humanos da Baixada e jornalista comunitário.