Ícone do site Portal C3

Policlínica Municipal de Mesquita recebe cerca de 12 Mil munícipes ao mês

Investir em saúde sempre foi uma prioridade do meu governo. Nos últimos quatro anos, eu e minha equipe, realizamos a descentralização e expansão dos atendimentos, dando ao mesquitense a atenção básica para o cuidado contínuo. Essa é uma tática que não seria possível sem uma de nossas unidades principais, a Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa.

Conhecida pelo mesquitense, essa é uma unidade de nível intermediário no SUS – entre a atenção básica e a hospitalar – destinada ao desenvolvimento de saúde especializada para o cidadão, auxiliando na promoção e recuperação do bem-estar. Apesar de sua importância, foi abandonada pelo poder público em outros governos, o que afetou o atendimento na cidade até sua atual configuração.

 Buscamos uma nova realidade, trabalhamos na manutenção do local e realização de novos exames. Hoje, a unidade é responsável pela média de 6 mil atendimentos por mês, assistindo o mesquitense nas mais diversas áreas, como angiologia, oftalmologia, cardiologia, hematologia, neurologia e mais. Além de contar com exames difíceis de ser encontrados no setor público, como Endoscopia Nasal, Videolaringoscopia, Endoscopia Digestiva, Escleroterapia – usada no tratamento para varizes – e Ultrassonografias, todos procedimentos realizados gratuitamente em nossa cidade.

Estes serviços funcionam, principalmente, porque temos o auxílio das unidades de atenção primária em Mesquita. Nas Clínicas da Família, UBS’S e demais unidades municipais, os moradores recebem o primeiro atendimento, sendo encaminhados para a Policlínica apenas em casos de necessidade, por guia de referência e contra-referência via sistema de regulação.

Mais programas

Outros programas também passaram por expansão, como foi o caso do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Aplicamos novas formas de atender o mesquitense, indo além das consultas odontológicas que eram oferecidas na policlínica. Atualmente, o local atende 1.400 mesquitenses por mês, oferecendo cuidado especializado e abrangendo as peculiaridades de cada paciente. Lá são feitas, por exemplo, próteses dentárias de forma gratuita e temos um setor exclusivo para o atendimento de pacientes com necessidades especiais.

As melhorias acompanharam, ainda, os programas do Centro de Especialidades da Mulher, Criança e Adolescente de Mesquita (CEMCAM) – prevenindo mulheres em questões como câncer de mama e colo do útero – e Centro de Especialidades em Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), trabalhando com a Fisioterapia Geral, Acupuntura, Terapeuta Ocupacional e outros.

Cerca de 12 mil mesquitenses buscam a Policlínica, todos os meses, para prosseguir com o cuidado contínuo que nosso município oferece. Reafirmando nosso compromisso com a cidade e com o morador, dando qualidade de vida com serviços que funcionam.

Sair da versão mobile