DestaqueRio de Janeiro

Presidente vai visitar Prosub em Itaguaí

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, terá uma semana movimentada antes de embarcar para a China, na próxima sexta-feira, dia 24. Antes de viajar para Pequim, o presidente estará no Nordeste e ao Rio de Janeiro.

No Rio, Lula vai visitar as instalações do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), nesta quinta-feira, dia 23, em Itaguaí, no litoral sul do Estado do Rio. O presidente vai visitar as instalações do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), nesta quinta-feira, dia 23, em Itaguaí, no litoral sul do Estado do Rio. Lula vai ao Prosub depois de ter se reunido nesta semana com o comandante da Marinha do Brasil, o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, e demais representantes do alto comando da força naval. No encontro, realizado em Brasília, quando esteve acompanhado do ministro da Defesa, José Mucio.

Projeto visitação pública às instalações do Prosub 

Setores ligados ao turismo em Itaguaí também esperam que a Marinha anuncie um projeto que incentive a visitação pública às instalações do Prosub. Algo semelhante ao que faz a NASA no Kennedy Space Center, na Flórida, em que turistas são recebidos para um tour dentro das instalações de lançamentos de foguetes. A iniciativa é uma forma de mostrar, ao contribuinte americano e aos visitantes estrangeiros, um pouco da história e dos investimentos tecnológicos dos EUA.

Prosub já entregou o primeiro submarino 

A Marinha, com o Prosub, foi talvez a Força Armada mais beneficiada nos mandatos anteriores do presidente Lula. O fato deverá ser lembrado durante a visita a Itaguaí. O programa dos submarinos deu impulso ao desenvolvimento de um submarino com propulsão nuclear, projeto acalentado por décadas, além da construção de quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica.

Para a realização do projeto, a Marinha firmou um contrato com a construtora Odebrecht, que dura até hoje, pelo qual foram construídos o estaleiro e a base naval em Itaguaí, no litoral sul do Rio. Também pelo contrato já foi entregue o primeiro dos quatro submarinos convencionais.

O primeiro submarino convencional realizado pelo Prosub entrou em operação em setembro passado, quando o S40 Riachuelo foi incorporado ao Setor Operativo da Marinha do Brasil. No mesmo caminho do Riachuelo, outro dos quatro submarinos convencionais está passando por testes. Trata-se do S41 Humaitá. Os outros dois, S42 Tonelero e S43 Angostura, estão em diferentes estágios de construção nos estaleiros de Itaguaí. Já o Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto” sofre com os constantes atrasos do Prosub, afetado pela crise econômica e política do país, principalmente após 2015.

Agenda intensa antes antes antes de viajar para a China

Antes da visita ao Rio de Janeiro, na quinta (24), Lula vai a Recife (PE) para o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos. No mesmo dia, o presidente irá à cidade de Santa Luzia (PB) para a inauguração de um parque eólico na quarta-feira (22/3). Na sexta, 26 de março deve chegar a Pequim e terá sua primeira agenda oficial no dia 28, quando encontrará o presidente chinês, Xi Jinping. No dia 30, o presidente terá compromissos em Xangai.

André Ceciliano: A retomada da indústria naval Fluminense

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo