Primeira reunião sobre articulação na América Latina

Na tarde deste sábado, dia 12 de novembro, aconteceu a primeira reunião para a formação de uma nova rede de movimentos sociais que lutam pela democracia e direitos humanos na América Latina e Caribe.

O encontro foi no escritório da ComCausa em Brasília, e contou com a participação virtual de representantes de diversos grupamentos e instituições da América Latina. “Este é o primeiro movimento para a religação desta rede” – conta Adriano Dias da ComCausa – “Neste momento de reconstrução do Brasil, tanto internamente em nossa sociedade e instituições, quanto na necessidade de resgatarmos as relações com quem luta pela democracia e enfrentamento ao fascismo em nosso continente, vamos buscar nos ligar a todas estas pessoas que atual pela por uma política que tenha como finalidade a dignidade humana ”, afirma.

Já Lucas Parenti, da Unión Latam & Europe La Infancia Primero, que está na articulação dos países de língua espanhola conta que este é “penas o ponta pé inicial”, conta: “Desde abril deste ano, já estamos estabelecendo vínculos com organizações sociais e instituições da sociedade civil. E vamos buscar mais pessoas nos interligando em rede. Esperamos que até fevereiro de 2023 estaremos com ligações em todos os países e passamos planejar um encontro presencial inda para o final primeiro semestre de 2023”.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Débora Barroso

Estudante de ciências sociais e colaboradora da ComCausa.