Rio de Janeiro

Programa de Reflorestamento poderá ter participação de escolas públicas

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão nesta terça-feira (18/04) o Projeto de Lei 1.578/12, que propõe a criação do programa “Plante Vida e Renove o Futuro” nas escolas estaduais. O projeto visa incentivar a participação de estudantes no reflorestamento das vegetações nativas do estado.

A medida ainda precisa passar por uma segunda discussão em plenário, mas, se aprovada, proporcionará a realização de atividades práticas e teóricas para o plantio de mudas de árvores, além do monitoramento e preservação das mudas pelos próprios alunos. Os estudantes também terão a oportunidade de visitar áreas de reflorestamento e serão orientados sobre as técnicas de preparo, adubação, plantio, espaçamento, amarração e cuidados posteriores das mudas, bem como sobre as condições de luz, umidade e solo.

O Governo do Estado será responsável por determinar um cronograma para atender periodicamente todas as escolas estaduais, indicando os locais de plantio mais próximos a cada unidade escolar e oferecendo transporte aos alunos, se necessário. A iniciativa tem como objetivo não só promover a preservação ambiental, mas também conscientizar os jovens sobre a importância da sustentabilidade e da conservação da natureza para as gerações futuras.

Fonte: Alerj

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo