Rio de Janeiro

Projeto de Lei de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas

Devido aos atos de racismo ocorridos com o jogador Vinicius Jr, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deu entrada na Política Estadual Vini Jr. de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas do Rio.

O Projeto de Lei 1.112/23 tem como objetivo agir em defesa do combate ao racismo dentro de estádios e arenas esportivas, criando protocolos de ação dentro das torcidas.

Na sessão plenária que ocorreu ontem (23), todos os parlamentares presentes fizeram um minuto de silêncio em solidariedade ao jogador de 22 anos da Seleção Brasileira e do time espanhol Real Madri, Vinicius Jr, que vem recebendo diversos ataques racistas nos estádios e na internet.

Também foi protocolizado o Projeto de Resolução 148/23, que concede a Medalha Tiradentes, maior honraria da casa, ao jogador brasileiro. A deputada Verônica Lima (PT) que deu entrada no protocolo, comentou sobre a importância do futebol para os brasileiros.

“O futebol para o povo brasileiro significa a possibilidade de ascensão social e econômica de muitos jovens e adolescentes que se inspiram nos atletas de alta performance, como o Vini Jr. Então, quando atacam esses atletas também estão atacando milhares de meninos e meninas que têm no futebol e na figura desses atletas uma referência positiva. Ainda estão atacando a cultura brasileira, o jeito brasileiro e uma das maneiras de gerar riqueza em nosso país, pois o futebol movimenta muito nossa economia”.

Veja também:

Vinicius Junior foi vítima mais uma vez de racismo no Campeonato Espanhol

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.