Notícias

Projeto de Lei proibe cavalos em operações policiais

O Projeto de Lei 8/2023, pretende proibir o uso de cavalos em guarda montada nas cavalarias federais, estaduais e municipais.

O autor do projeto, deputado federal Marcelo Queiroz (PP), é defensor da causa animal no Estado do Rio de Janeiro, e defende que o método utilizado atualmente é arcaico e expõe os animais a situações de confronto e maus-tratos.

O projeto de lei estabelece um prazo de 6 meses para que as instituições públicas que possuem cavalaria apresentem um projeto social associado aos animais, como a equoterapia, por exemplo.

A equoterapia é uma modalidade de terapia que já vem sendo aplicada em diversos estados e municípios por todo o Brasil. “A equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.”

“Entendemos que a segurança publica é prioridade, mas hoje, com toda a tecnologia e inovação, não faz mais sentido a utilização de cavalos. Precisamos inovar! Já foi comprovada a eficácia da cavalaria em projetos de equoterapia! Isso sim é eficaz e respeita todo bem-estar animal. A Polícia precisa interagir com a sociedade”

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo