Projeto visa construção de navios patrulha no Rio
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, esteve presente junto de deputados, na Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais).
Durante a reunião com os representantes, foi discutido a construção de 10 novos navios com investimento de R$ 35 milhões de dólares cada. Isso impactará também o mercado, com a geração de aproximadamente 2 mil e 600 empregos. Será feito um acordo de cooperação com a Marinha do Brasil para iniciar os estudos que visam a contratação do primeiro navio patrulha.
O deputado André Ceciliano (PT), comentou a respeito da geração de novos empregos,
“Nossa dificuldade no Parlamento é sempre estruturar a economia do Rio. Em 1985, tínhamos 540 mil empregos, hoje temos 341 mil. Temos um potencial imenso, em outubro produzimos mais de 80% do petróleo do Brasil. Parabenizo esse projeto, pois estão pensando em um cluster, estão bem estruturados, precisamos dar atenção a esse tema que tem um grande potencial”
Estiveram presentes na reunião: André Ceciliano (PT) – deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)│Célia Jordão (PL) – deputada│Luiz Paulo (PSD) – deputado│Ilques Barbosa Júnior – ex-comandante da Marinha do Brasil e almirante de esquadra│Flávio Macedo – diretor técnico-comercial da Emgepron e vice-almirante│Carlos Erane – presidente do Sindicato Nacional de Materiais de Defesa (SIMDE)│Frederico Aguiar – presidente do Conselho de Economia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)│Thauan Santos – professor da Escola de Guerra Naval│André Beirão – comandante e assessor acadêmico da Escola de Guerra Naval│Laurelena Palhano – pesquisadora da UFRJ│Walter Lucas da Silva – almirante e diretor-presidente do Cluster Tecnológico Naval