Ícone do site Portal C3

Projeto visa transformar rua do Centro em polo de produção de cervejas

Cerveja artesanal Rock Bier ComCausa Adriano Dais

Cerveja artesanal Rock Bier ComCausa Adriano Dais

Uma nova atração turística e cultural vai revitalizar o Centro do Rio, a Rua da Cerveja. O projeto foi anunciado nesta quarta-feira (20) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, e pelo presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante, no Palácio da Cidade.

A ideia é transformar a histórica Rua da Carioca em um polo de produção e consumo de cervejas artesanais, com fábricas e brewpubs instalados em imóveis tombados pelo patrimônio histórico.

Para incentivar os empresários do setor a se mudarem para a região, a Prefeitura do Rio vai oferecer um subsídio para reforma e manutenção dos espaços, seguindo o modelo do Reviver Centro Cultural. Serão abertos editais para selecionar os proprietários que queiram alugar seus imóveis e as cervejarias que queiram ocupá-los. O valor do subsídio será de R$ 1.000 por m² para reforma e de R$ 75 por m² para despesas mensais, com um limite de 200m² por imóvel. Os repasses mensais terão duração de 30 a 48 meses.

A Rua da Carioca é uma das mais antigas e tradicionais do Centro do Rio, com origem no século XVII (1697), de acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O nome atual vem de 1848, pois a rua ficava no caminho do Chafariz da Carioca. Ao longo dos anos, a rua teve um comércio forte e diversificado, mas sofreu com a crise econômica e a pandemia, que levaram ao fechamento de cerca de 50% das lojas. Com o projeto da Rua da Cerveja, a Prefeitura espera recuperar o movimento e o charme da via.

O projeto busca lojas desocupadas que tenham vitrine ou acesso direto à rua para abrigar cervejarias artesanais. As cervejarias devem produzir e vender seus próprios rótulos, além de oferecer atividades e eventos para o público, funcionando no período noturno e nos finais de semana.

Os interessados em participar do projeto devem se inscrever na CCPar, localizada na Rua Sacadura Cabral 133, Saúde, em até 30 dias corridos após a publicação do edital, que pode ser consultado neste link, a partir desta quinta-feira (21).

Estiveram presentes: Secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere│Secretário da Saúde, Daniel Soranz│Secretário da Coordenação Governamental, Jorge Arraes│Secretário de Integridade, Transparência e Proteção de Dados, Rodrigo Corrêa│Secretário da Diversidade Religiosa, Sergio Fernandes│Subprefeito do Centro, Alberto Szafran│Subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle│Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Laura de Blasi│entre outras autoridades.

Imagem de corpo: Hugo Barreiro.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Sair da versão mobile