Queimados no dia da mulher negra, latina-americana e caribenha

0
2
Dia internacional da mulher negra
Dia internacional da mulher negra

Em homenagem ao Dia da Mulher Negra, Latina-Americana e Caribenha, comemorado no próximo dia 26 de julho, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, através da Coordenadoria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, promoverá, uma Ação de Cidadania na Praça CEU-São Roque.

O evento contará com apoio de outras secretarias, como as de Saúde e a de Ambiente e Defesa dos Animais, que estarão promovendo ações, como: senhas para coleta de preventivos (serão colhidos no prédio da Vigilância em Saúde), testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis e hepatites, além de troca de óleo e lixo eletrônico, por materiais de limpeza e mudas de árvores. Haverá também a chegada do ônibus Lilás, conhecido como ônibus da Maria da Penha, que combate a violência contra a mulher.

O evento contará ainda com o Afrocine, que ocorrerá no Teatro CEU com capacidade para até 20 pessoas, além de oficinas de Saúde mental em tempos de pandemia e Luz e Sonhos, ocorrendo na sala de vidro com capacidade para até 15 pessoas, com inscrições realizadas no local do evento.

Venha de máscara cuidar da mente, do corpo e celebrar esse importante dia com a gente! Seguiremos os cuidados necessários ao momento da pandemia.

Dia de Tereza de Benguela
No Brasil, desde 2014, foi instituído por meio da Lei nº 12.987, o dia 25 de julho como o Mulher Negra e Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo de luta e resistência do povo negro.

Tereza de Benguela viveu no século 18 e que foi morta em uma emboscada. Esposa de José Piolho, ela se tornou rainha do quilombo do Quariterê, no Mato Grosso, quando o marido morreu, e acabou se mostrando uma líder nata: criou um parlamento local, organizou a produção de armas, a colheita e o plantio de alimentos e chefiou a fabricação de tecidos que eram vendidos nas vilas próximas.

Fonte: Marie Claire

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa