Reinauguração o Monumento do Centenário de Iguassú

Nesta sexta, dia 20 de maio, a prefeitura de Nova Iguaçu vai reinaugurar o Monumento do Centenário de Iguassú na praça da liberdade, em cerimônia a partir das 11 horas.

O Monumento do Centenário de Iguassú foi restaurado pela Prefeitura de Nova Iguaçu pela Secretaria Municipal de Cultura que, por meio de fotografias antigas, conseguiu reproduzir fielmente os ornamentos que representam o fundador da cidade, Comendador Francisco José Soares, numa moldura de folhas e grãos de café, que foram furtados há tempos.

Os ornamentos, que originalmente eram feitos em bronze, foram reproduzidos em resina pelo coordenador de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura, o artista plástico Domi Junior. Segundo o secretário de Cultura, Marcus Monteiro, o novo suporte material, resina, foi escolhido para não gerar cobiça e novos furtos.

“Assim como outros bens culturais que já estamos restaurando, o Monumento do Centenário não poderia ser esquecido, pois como Capital Cultural e Cidade-mãe da Baixada Fluminense, Nova Iguaçu, assim como diz seu hino, precisa honrar e dignificar sua memória, mantendo viva a história de seus ‘velhos ancestrais’” – Marcus Monteiro, secretário de Cultura de Nova Iguaçu

A restauração do histórico monumento foi possível após o trabalho de pesquisa do jornalista Gabriel Barbosa, defensor do Patrimônio Cultural iguaçuano. A Praça da Liberdade fica à margem da Avenida Marechal Floriano. Nela estavam localizados o antigo Cine Verde e o Café e Bilhares Elite, ponto de encontro dos “iguassuanos” nas primeiras décadas.

A restauração do monumento faz parte das ações planejadas pela prefeitura para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil, já que o comércio de Iguassú foi propiciado pela Estrada Real do Comércio e pelos portos fluviais da antiga vila, fundamentais para a consolidação do Império Brasileiro e, consequentemente, do Brasil como nação livre e soberana.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa