Religiosos de Belford Roxo se unem para clamar por paz

No dia 16 de julho a partir das 19 horas será realizado o primeiro ato interreligioso do município de Belford Roxo, no canal no Youtube.

A Campanha Pela Paz em Belford Roxo – dando início a Campanha da Paz – iniciativa do Fórum interreligioso de Belford Roxo, criado neste ano, por membros de diferentes segmentos religiosos do município. A campanha terá diferentes ações até o final de 2021, tendo como objetivo a Cultura da Paz e o Combate ás diferentes formas de violações de Direitos Humanos que os moradores vem sofrendo, de cunho religioso, racial e étnico.

Só em 2021 houveram dois casos de intolerância que se tem registro. O de um pastor que quebrou oferendas transmitindo este ato via internet e sacerdotes que tiveram ordem de sair dos seus templos de matrizes africanas, pelo narcotráfico e um caso de desaparecimento de três crianças, até o momento sem resposta.

O Evento conta com vários convidados entre autoridades políticas locais, como o vereador Igor Menezes, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da câmara do município, lideranças de Movimentos importantes da Baixada Fluminense, como Marilza Barbosa Floriano, da Rede de Mães, Salomão Moura Diretor da FUNA (Federação Umbandista e Matriz Africana), Membro do Conselho de Igualdade Racial de Belford Roxo e Familiares vítimas de violência da Baixada Fluminense e líderes de diversos segmentos religiosos de Belford Roxo, da Baixada Fluminense e até do Estado do Rio de Janeiro. Estes estarão reunidos entendendo que só através do diálogo e daquilo que realmente une, o Amor, podemos mudar a violência e a não democracia que temos vivido.

O Ato Inter religioso contará com a presença do Babalorixá, Júnior de Oxóssi, dirigente do axé Fáraymàra; Padre Marcio Rodrigues da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Pastor David George Silva dos Santos da ADMAR; Suma Sacerdotisa Bruxa Alana Morgana do Coven Lua de Louros da Tradição Athena Pronaia; Vinícius Pimentel, da BSGI ( representação no Brasil da SGI – Soka Gakkai Internacional), budismo; Zeladora Lizete D’Xangô dirigente Umbandista; Rodrigo Jose, dirigente Espírita e membro maçônico da instituição Cruzada Espírita Suburbana; Neilho Ribeiro, missionário e pioneiro no Johrei center – Igreja Messianica Belford Roxo; Padre Antônio Pedro da Conceição Monteiro,Paróquia São Simão; Pastor Wladimir de Oliveira, da Igreja Cristã Redenção Baixada e o Frei Tatá, Frei Athaylton J. M. Belo, vigário paroquial da Igreja de N. Sra. Aparecida, membro da Pastoral Afro da Igreja Católica; uns dos idealizadores do Museu Municipal Marinheiro João Cândido.

O Evento também contará com a intervenção cultural de Marcos Gayoso, artista e ativista da cidade do Rio de janeiro.

Dia 16 de julho a partir das 19 h, no canal:

https://youtube.com/channel/UCgz2Vw2xggYNENADWrQRbpw

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo e jornalista comunitária.