Ícone do site Portal C3

Sala Lilás para acolhimento às vítimas de violência doméstica em Japeri

Policlínica Itália Franco (PIF)

Policlínica Itália Franco (PIF)

“Quando uma mulher apanha, toda família se machuca”. Com esta frase a psicóloga do Programa Viva Japeri, da Secretaria Municipal de Saúde de Japeri define os constantes ataques vividos pelas mulheres, que são submetidas a agressões físicas e até levadas à morte na cidade e em todo o país. Por conta disso, a Prefeitura inaugurou na tarde da última sexta-feira, Dia 26, a Sala Lilás para acolhimento às vítimas de violência doméstica.

O Novo espaço localizado na Policlínica Itália Franco (PIF), não foi escolhido por acaso. É ali que é a primeira porta de entrada de mulheres que chegam sozinhas ou acompanhadas de autoridades policiais após sofrerem algum tipo de violência. “Elas chegam aqui e muitas das vezes tentam esconder ou temem contar a verdade por estarem com o agressor ao lado”, conta a subsecretaria de Atenção à Saúde, Tatiana Soares da Silva.

Ela conta que ao chegarem, as vítimas passarão pela classificação de risco e logo serão encaminhadas à sala Lilás onde serão assistidas ao mesmo tempo por um médico e uma assistente social. Desta forma não precisará contar sua história mais de uma vez, evitando constrangimentos.

Para a secretária Municipal de Saúde, Ana Luiza Affonso, a integração entre os diversos órgãos é o que garantirá o sucesso das ações de proteção às vítimas de violência doméstica.  “Este é mais um importante equipamento de acolhimento a essas mulheres, que contarão com uma rede de apoio nos diversos setores”, contou a secretária, lembrando que no ano passado a prefeitura inaugurou o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

Rede de apoio à mulher na Baixada Fluminense

A ComCausa lançou no dia 05 de fevereiro de 2021 a página de internet com a rede de apoio à mulher na Baixada Fluminense. O mapeamento – que está disponível no endereço ComCausa.net/redemulherbaixada – teve apoio do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM Baixada), e será “constantemente atualizada junto as parceiras identificadas”, afirmado Emanoelle Cavalcanti que coordena o projeto. Telefone 55 (21) 99957-3821 | Email: contato@comcausa.net.br 

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Sair da versão mobile