Secretaria de Trabalho recebe curso jornalistas em Belford Roxo

Nesta quinta, dia 22 de julho, foi feita uma introdução a capacitação de jornalismo comunitário e direitos das mulheres.

A abertura teve a participação do secretário municipal de trabalho de Belford Roxo, Sergio Lins. O jornalista Adriano Dias contou para as participantes a história da ComCausa e os contextos que a instituição atua. Foi abordada então temas e formas de comunicação não violenta, de promoção dos direitos humanos e jornalismo comunitário. Na dinâmica utilizada, foi montada uma linha do tempo onde as participantes relataram fatos jornalísticos e pessoais que marcaram suas vidas. A senhora Rosemar Bastos, afirmou no encontro que sentiu “que está no caminho certo para dar voz e visibilidade as pessoas de seu bairro”. Já Nicole de Oliveira, relatou que além do jornalismo, pretende se informar mais sobre a promoção e direitos das mulheres.

Ao final, foram produzidos textos e imagens para redes sociais. Além da elaboração de texto jornalístico e a primeira matéria montada de forma colaborativa.

Rede Mulher Baixada e Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher

A Baixada Fluminense é comporta por treze municípios com cerca de 4 milhões de habitantes divididos com grandes diferenças sociais. Na região existe um alto índice de violência de gênero, das mais graves, até as simbólicas. A fim de contribuir com esta questão, a ComCausa criou um projeto de articulação e promoção da rede de apoio a Mulher na região. Já o ‘Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher’ vai capacitar em técnicas de jornalismo comunitário, articulação e acionamento de rede de proteção na Baixada Fluminense. Utilizando a comunicação como principal ferramenta de empreendedorismos social, instrumento da prevenção à violência de motivação de gênero e canal de exigibilidade através da visibilidade.

Portal: ComCausa.net/JovensJornalistasMulher  ou ComCausa.net/RedeMulherBaixada

Telefone 55 (21) 99957-3821 | Email: [email protected] 

Parceria:

Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Apoio:

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.