AgendaBrasíliaRock ComCausa

Show do Aborto Elétrico em Brasília

Uma das bandas protagonistas do Rock Brasil, o Aborto Elétrico, que gerou o Legião Urbana e Capital Inicial, vai se reunir e homenagear o poeta Renato Russo neste domingo.

O Aborto Elétrico foi responsável pela Legião Urbana e Capital Inicial, vão homenagear o nosso poeta Renato Russo, tocando os sucessos do Aborto Elétrico na qual Renato era o vocalista e letrista. O grupo se apresentará neste dia 13 de novembro com Fê Lemos e seu írmão Flávio Lemos (ambos do Capital Inicial), sendo complementado nos palcos com Frank nos vocais e André Matos na guitarra.

A abertura do show fica por conta da Castilio, banda que vem se destacando no cenário do rock candango.

Serviço: Show Aborto Elétrico: 26 anos sem Renato Russo | Dia 13 de Novembro – domingo, a partir das 20 horas no Downtown (904 Sul – bl, J conj. A) Brasília / DF.

O Aborto Elétrico

Aborto Elétrico foi uma banda seminal que deu origem à carreira de Renato Russo como músico, compositor e intérprete. Precedeu a fase de “Trovador Solitário” e surgiu em 1978. Continha traços do punk, massificado no mundo um ano antes, pelos Sex Pistols.

Após se recuperar da doença que o acometia na época, o jovem Renato descobre, incentiva e participa do movimento punk em Brasília. Numa das festinhas organizadas pela galera, Renato conhece André Pretorius, com quem decide formar uma banda. Eram os integrantes Renato nos vocais e no baixo, André na guitarra e Fê Lemos na bateria.

No vai e vem de formações, o Aborto Elétrico contou com participações também do irmão de Fê, Flávio Lemos. Naquela época, várias músicas do repertório da Legião Urbana e do Capital Inicial foram criadas, como “Que País é Este?”, “Veraneio Vascaína” e “Química”. Esta última, aliás, foi o pivô do fim da banda.

A primeira apresentação do Aborto Elétrico foi no dia 11 de Janeiro de 1980, no bar Só Cana, do Centro Comercial Gilberto Salomão, reduto da juventude de Brasília. Fizeram parte da “Turma da Colina”, junto à Plebe Rude e outras bandas. A primeira música composta para o Aborto Elétrico foi “I want to be a junkie”, de autoria de Renato Russo (apesar de nunca ter visto drogas realmente pesadas até então). As brigas entre Fê Lemos e Renato Russo aconteciam sempre. Em 14 de dezembro de 1981, o Aborto Elétrico fez um show no Distrito Federal e Renato havia sumido antes do show, por conta da morte de John Lennon. Fê Lemos ficara irritado. Quando Renato errou uma música, o baterista atirou uma baqueta nele, acertando a cabeça. Renato foi em direção a Fê e decretou o fim da banda.

Os irmãos Lemos foram até a casa de Renato e pediram para que eles continuassem, até que Renato topou. Mas quando mostrou a música “Química” para Fê, o parceiro de banda teria dito que a canção era horrível e que Russo perdera a habilidade para fazer músicas. Então, em março de 1982, foi decretado o fim do Aborto Elétrico.

Como numa despedida oficial, Fê chamou Renato para uma última apresentação. Renato foi e o Aborto Elétrico teve a sua derradeira aparição. Seis meses depois do fim da banda, Fê e Flávio Lemos, formam o Capital Inicial. Em 1987, André Pretorius morreu de overdose na Alemanha.

– Fonte: renatorusso.com.br/biografia/aborto-eletrico/

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa