Sisejufe celebra o Julho das Pretas com atividades voltadas às mulheres negras
O Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe) preparou uma programação especial para celebrar o Julho das Pretas, evento comemorado em todo o Brasil. A iniciativa busca dar visibilidade às mulheres negras, suas histórias e lutas.
O Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe) preparou uma programação especial para celebrar o Julho das Pretas, evento comemorado em todo o Brasil. A iniciativa busca dar visibilidade às mulheres negras, suas histórias e lutas. pic.twitter.com/OybS9hmOfq
— Portal C3 (@C3Portal) July 16, 2024
Julho das Pretas 2024
A 12ª edição do Julho das Pretas está acontecendo em diversas partes do país. Criado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra em 2013, o evento busca promover a incidência política e social das mulheres negras no Brasil. Este ano, o Julho das Pretas conta com 533 atividades realizadas por mais de 250 organizações em 23 estados, todas focadas no tema Reparação e Bem Viver.
A agenda do Julho das Pretas inclui encontros, seminários, oficinas, atos, manifestações e debates, ocorrendo em espaços públicos, organizações e coletivos, tanto nas capitais quanto no interior.
Originalmente uma iniciativa do Odara para demarcar o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha, o Julho das Pretas se expandiu para outras cidades do Nordeste e estados brasileiros, chegando até a outros países. Este crescimento reflete a importância e a relevância da luta das mulheres negras, fortalecendo suas vozes e demandas.
O evento deste ano também prepara o caminho para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que ocorrerá em novembro de 2025 em Brasília, onde se espera reunir um milhão de mulheres negras na capital federal.
Confira a programação:
25 de julho (quinta-feira)│19h30
O evento terá início com a exibição do podcast Painel Sisejufe, marcando o “Dia da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha”. A apresentação será mediada pela secretária de Mulheres do sindicato, Anny Figueiredo, em parceria com a coordenadora do Departamento de Combate ao Racismo, Patricia Fernanda. As convidadas do programa serão Carmen Diniz, coordenadora do Comitê Carioca de Solidariedade à Cuba e oficial de justiça aposentada, e a poeta e atriz Elisa Lucinda.
26 de julho (sexta-feira)│19h
Será realizada a Oficina das Pretas para confecção e customização de estandartes, camisetas e cartazes, que serão levados para a marcha estadual das Mulheres Negras, marcada para domingo (28/7). A oficina acontecerá no auditório do Sisejufe, localizado na Av. Presidente Vargas, 509/ 11º andar – Centro.
27 de julho (sábado)│9h às 12h
O Sisejufe promoverá a Caminhada Cultural de Resistência no circuito Pequena África. Esta atividade é uma parceria entre os departamentos de Cultura e Combate ao Racismo.
28 de julho (domingo), às 10h
Encerrando o cronograma, o Sisejufe convida servidoras e demais interessadas para participar da Marcha Estadual das Mulheres Negras. A concentração será no posto 3 da Orla de Copacabana.
Participe e Apoie
As atividades são abertas ao público e a participação é incentivada para fortalecer o movimento e a visibilidade das mulheres negras. Para mais informações e inscrições, visite o site oficial do Sisejufe.