Campanhas

Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson

Visando criar um alerta pela busca do diagnóstico precoce, o dia 11 de abril foi instituído como o Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1% da população acima dos 65 anos conviverá com algum grau de doenças relacionadas com o Mal de Parkinson. Com o aumento da expectativa média de vida da população, a OMS estima que o número possa chegar a 3% até 2030, tratando-se da segunda doença neurodegenerativa mais comum, atrás apenas do Alzheimer. Porém, ainda que seja uma doença mais relacionada à população idosa, o número de pessoas abaixo dos 60 anos diagnosticadas com Mal de Parkinson vem aumentando.

Os sintomas iniciais são bastante variados, por isso a necessidade de buscar rápido o atendimento primário na rede básica de saúde para possível encaminhamento para a área especializada.

Como se trata de uma doença que atinge a parte do sistema nervoso responsável pelos movimentos, deve alertar-se para o aparecimento de lentidão de ações musculares, tremores nas extremidades das mãos (especialmente em repouso), distúrbios de fala e dificuldade para engolir. Além dos sintomas motores, alterações de humor, das rotinas de sono, lapsos de memória, tontura constante, irritabilidade podem indicar o início de doenças relacionadas ao Parkinson.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa