Rio de Janeiro

Prefeito do Rio inaugura Casa da Juventude do Morro do Chapadão

Foi inaugurada na Pavuna, a Casa da Juventude do Morro do Chapadão. A casa fornecerá atendimento e capacitação de jovens. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, junto com o secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, estiveram presentes na inauguração do espaço, que ocorreu no sábado, 6 de maio.

O prefeito Eduardo Paes destacou a importância da abertura da Casa da Juventude:

As pessoas precisam de oportunidades, precisam de uma chance de ter suas vidas transformadas. Fico muito feliz por estar abrindo a segunda Casa da Juventude na Pavuna. Aliás, a primeira Casa também foi na Pavuna. Isso mostra o olhar atento do nosso secretário Salvino para aquela população jovem que mais precisa de alternativa. A vida não é fácil, mas vocês podem ter certeza que aqui as oportunidades se abrem, com todo tipo de curso: trancista, barbeiro, fotografia, DJ. A gente precisa se agarrar a essas oportunidades. Elas vão abrir uma porta que vai permitir que a gente se qualifique mais e outras portas serão abertas.

A casa tem uma previsão de atender mil e duzentos jovens por mês, na faixa etária de 15 a 29 anos. Fornecendo cursos de capacitação profissional, como turismo, alimentos e bebidas, estética, tecnologia, entre outros. Também haverá palestras e atividades socioculturais, e acompanhamento psicológico.

O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, falou a respeito da capacitação dos jovens que moram nessa região carente:

O Chapadão é uma área extremamente carente e concentra alguns dos piores indicadores de juventude, com um grande número de jovens em busca de oportunidades. O que nós queremos é capacitar esses jovens e dar oportunidades para que olhem para frente e enxerguem um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento atinge não apenas eles, mas todo o seu entorno, toda a comunidade. Eu acredito que só assim conseguiremos mudar e melhorar, cada vez mais, não só o Chapadão, mas toda nossa cidade.

A inauguração contou com uma ação social, onde moradores da região puderam se vacinar contra a Influenza e a Covid-19, também foi feito testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST), agendamento para tirar documentos e cadastro no banco de dados para oportunidades de emprego. Também fizeram parte da ação social, trancistas e barbeiros, que prestaram tendimento gratuito.

Casa da Juventude do Chapadão

Funcionamento:
Segunda à sexta: 9h às 19h
Sábado: 8h às 12h

Todas as informações serão divulgadas através do Instagram: @juvrio

Editoração Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.