Rio de Janeiro

Prefeitura anuncia novo sistema de bilhetagem

Prefeitura do Rio apresenta cronograma de implantação e todas as inovações do novo sistema de bilhetagem digital dos modais de transporte municipais, operado pela concessionária Jaé. A partir desta quarta-feira (19), o novo sistema começará a funcionar, em sua fase inicial, apenas no BRT.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, e a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Seccin, apresentarão nesta terça-feira (18), no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova, o novo cronograma.

O novo sistema é indicado no primeiro momento, apenas para os passageiros que só utilizam o BRT como meio de transporte, porque não será possível fazer integração com os outros modais. Os usuários que têm o cartão do atual sistema, operado pela Riocard, não precisam se preocupar. Por enquanto, ele continuará a ser aceito normalmente no BRT. Estações e terminais do BRT já estão equipados com novos validadores e máquinas de autoatendimento (ATMs) para compra e recarga dos novos cartões.

O novo sistema de bilhetagem dará ao município o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros. Também permitirá maior transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.

Todo o valor arrecadado vai para uma conta pública administrada pela Prefeitura, que passará a pagar diretamente os concessionários e permissionários do serviço de transporte da cidade. O risco de queda de demanda deixa de ser apenas dos operadores. Para receberem, devem cumprir o plano operacional estabelecido pela Secretaria Municipal de Transportes.

Para mais informações sobre as fases de implatação do novo sistema, acesse: Novo sistema de bilhetagem

Postos de atendimento da Jaé:

-Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura) – Cidade Nova
-Sede da Rioluz, na Rua Voluntários da Pátria, 169 – Botafogo
-Terminal Paulo da Portela – Madureira
-Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada – Barra da Tijuca
-Rua Aurélio Figueiredo, 41 Loja D – Campo Grande
-Terminal Santa Cruz.

Fonte: Prefeitura do Rio

Imagem do corpo: Beth Santos/Prefeitura do Rio

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.