Campanhas

Aniversário de José “El Pepe” Mujica

No dia 20 de maio de 1935, nasceu José Alberto Mujica Cordano, um dos mais emblemáticos líderes políticos do Uruguai. Nascido no bairro de La Arena, em Montevidéu, Mujica veio ao mundo em uma família descendente de imigrantes bascos que se estabeleceram no país no século XIX. Sua infância foi marcada pela simplicidade e pela perda precoce do pai, o que o levou a assumir responsabilidades familiares desde cedo.

Apesar das dificuldades enfrentadas, Mujica não deixou que as adversidades o impedissem de buscar a educação. Ele frequentou escolas públicas em seu bairro, concluindo o ensino primário e secundário. No entanto, sua vida tomaria um rumo completamente diferente quando ele encontrou sua paixão pela política.

Em 1956, Mujica iniciou sua militância política como secretário-geral da juventude no Partido Nacional. Porém, em 1962, ele e Enrique Erro abandonaram o partido e fundaram a Unión Popular em conjunto com o Partido Socialista do Uruguai e o Nuevas Bases. Essa foi a primeira de muitas decisões corajosas que moldaram a trajetória política de Mujica.

O envolvimento de Mujica no combate à ditadura militar no Uruguai (1973-1985) tornou-se um capítulo importante em sua vida. Em 1967, ele se tornou líder dos Tupamaros, um grupo de guerrilheiros clandestinos que lutavam contra o regime opressor. Participando de assaltos, sequestros e episódios históricos, como a Tomada de Pando em 1969, os Tupamaros buscavam justiça social e mudança política.

Entretanto, a luta de Mujica o levou à prisão e à tortura em quatro ocasiões diferentes. Ele foi preso pela ditadura militar e passou quase 15 anos de sua vida atrás das grades, de 1972 a 1985. Durante esse tempo, foi ferido por seis tiros e escapou da prisão de Punta Carretas em duas ocasiões. No entanto, a anistia concedida aos presos políticos e comuns em 1985 trouxe-lhe a liberdade tão esperada.

Após a abertura política, Mujica e outros antigos líderes dos Tupamaros fundaram o Movimento de Participação Popular (MPP) dentro da Frente Ampla. Em 1994, ele foi eleito deputado e, em 1999, tornou-se senador, obtendo a maior quantidade de votos entre os senadores eleitos nas eleições de 2004. Em 1º de março de 2005, o presidente Tabaré Vázquez nomeou Mujica Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, cargo que ele desempenhou com dedicação.

Durante esse período, Mujica encontrou o amor e se casou com a senadora Lúcia Topolanski. Em 3 de março de 2008, ele retornou ao Senado, onde permaneceu até agosto de 2018, encerrando sua carreira política parlamentar.

o compromisso de José Mujica com a justiça social, a igualdade e as causas liberais chamaram a atenção não apenas dentro do Uruguai, mas também internacionalmente. Seu estilo de vida simples, sua franqueza e sua autenticidade conquistaram o coração de muitos, e ele se tornou um exemplo de liderança política.

Em 2010, José Mujica foi eleito presidente do Uruguai, assumindo o cargo que ocupou até 2015. Durante seu mandato, ele implementou uma série de políticas progressistas e inovadoras que o tornaram uma figura respeitada e admirada em todo o mundo. Seu compromisso com a justiça social ficou evidente em suas ações, incluindo a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e da maconha, tornando o Uruguai um dos pioneiros nessas questões.

Além disso, Mujica sempre demonstrou um profundo compromisso com a proteção ambiental. Ele acreditava na importância de preservar a natureza e buscava soluções sustentáveis para os desafios ambientais. Sua postura pró-ambientalista o levou a ser reconhecido e elogiado internacionalmente como um defensor incansável do meio ambiente.

Após deixar a presidência, José Mujica continuou sendo uma voz ativa na defesa de suas convicções. Sua influência transcende as fronteiras do Uruguai, e suas opiniões são frequentemente procuradas em questões políticas e sociais. Seu carisma e autenticidade continuam a inspirar muitas pessoas ao redor do mundo.

Em reconhecimento ao seu papel e impacto na política e na sociedade, o renomado cineasta sérvio Emir Kusturica dirigiu o documentário “El Pepe, Uma Vida Suprema”, lançado em 2018. O filme recebeu aclamação internacional e foi agraciado com o Prêmio Enrico Fulchignoni do Conselho Internacional de Cinema e Televisão da UNESCO no Festival de Veneza.

Hoje, José Mujica é considerado um dos presidentes mais populares e bem-sucedidos da história do Uruguai. Sua vida e suas realizações são um testemunho do poder de perseverança, coragem e compromisso com a justiça. Seu legado continuará a influenciar e inspirar gerações futuras a lutar por um mundo mais igualitário, sustentável e justo.

Em 2023, a banda Unabomber encontrou inspiração no discurso de Pepe Mujica para o lançamento do single “La Vida Segun Mujica” em abril. Nessa canção, a voz integral do ex-presidente uruguaio foi utilizada para refletir sobre como gastamos nossas vidas e perdemos nossa liberdade.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa