Mesquita

Espaço literário “Convive com um Autista” em Mesquita

Uma iniciativa que promove a inclusão e o apoio às pessoas com autismo e suas famílias é o “Projeto Convive com um Autista”, que funciona no Espaço Convive, em Mesquita.

O objetivo é estimular a criatividade, a imaginação e o lúdico das crianças, além de aproximar as famílias atendidas pelo projeto. A coordenadora do Espaço Convive, Andrea Alves, afirma que o projeto também visa conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e explicar o mundo atípico para as pessoas.

“Quando vamos aos lugares, costumamos explicar o mundo atípico para as pessoas. Com os livros, temos um leque de possibilidades, incluindo a oportunidade de aproximar as famílias atendidas aqui”, explica.

Uma das atividades realizadas pelo projeto é o espaço literário, que acontece mensalmente e oferece momentos de leitura, contação de histórias, pintura e música para as crianças. O primeiro espaço literário foi realizado no dia 26 de maio e contou com a participação de alunos da rede pública municipal de Mesquita .

Com o objetivo de conscientizar sobre o autismo, os estudantes da Escola Municipal Professor Marcos Gil, especializada em educação especial, participaram de uma atividade lúdica e criativa.

“Essa é uma oportunidade para que todas as crianças, com ou sem autismo, possam expressar sua imaginação, sua criatividade e seu lúdico. É um espaço onde elas podem aprender, interagir e serem protagonistas da sua própria história, sem se limitarem por suas dificuldades”, afirma Danielle Miranda, professora da sala de recursos do EMEI Pedrinho.

Além disso, a atividade contou com o apoio de algumas livrarias, que disponibilizaram material sobre autismo e livros infanto-juvenis. Os livros podiam ser emprestados por até 30 dias, mediante a assinatura de um termo de responsabilidade do material.

Espaço Convive│terça à sexta, das 9h às 17h
Endereço: Rua Doutor Manoel Duarte 1426, Santa Terezinha – Mesquita

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa