Duque de Caxias

Vacinação Antirrábica em Duque de Caxias

Na última semana, São João de Meriti realizou mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2021, nas praças do Sumaré e do Parque Araruama.

A ação, promovida pela Secretaria de Saúde, por meio da Superintendência de Promoção e Bem-Estar Animal e da Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica, contempla cães e gatos com mais de quatro meses de idade.

A raiva é uma doença transmissível que pode atingir animais e, por consequência, também o homem. A transmissão ocorre quando a saliva do pet infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, através de mordidas, arranhões ou mesmo lambidas e pode ser, na maioria das vezes, letal.

A promoção desta campanha vai muito além da prevenção de uma doença. “É uma forma de aproximação com a população, protetores, tutores para orientar e educar sobre a importância do cuidado com os animais”, disse o auxiliar veterinário e acadêmico, Caio Duarte.

A ação contabilizou 1.751 animais vacinados, entre cães e gatos, e possui previsão de ocorrer até agosto ou enquanto durarem os estoques das vacinas.

A prefeitura ressalta que, diante do cenário de pandemia da Covid-19, todas as medidas preventivas estão sendo tomadas por parte dos agentes sanitários, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Mas é fundamental que a população não deixe de tomar todos os cuidados e, se possível, compareça até os postos de vacinação com apenas um responsável por animal.

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa