AgendaBrasilDestaquePaz de família

Dia dos Pais sem os filhos: encontro em Copacabana neste domingo

Uma parte considerável de crianças e adolescentes do Brasil sofrem com a alienação parental, e apesar de todas as campanhas publicitárias, nem todos os filhos estarão com seus pais neste domingo.

A alienação parental atinge milhões de crianças e adolescentes em todo o pais, as estratégias vão de criar dificuldades para o convívio até falsas denúncias. São práticas utilizadas por um dos genitores para tentar dificultar que filhos e filhas cresçam com seus pais e mães. Assim, associações de familiares e pais estarão no domingo de manhã em Copacabana para um ato pelo cumprimento das leis 12.318/2010 e 13.058/2014.

Segundo Bruno Macena, conhecido como Bruno Pai da Maria, conta que o Brasil é um dos poucos países do mundo que tem leis específicas de proteção às crianças, especialmente o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), ou como a lei da alienação parental que completa 11 anos neste mês de agosto: “A finalidade desse encontro é chamar atenção para violência que milhares de crianças e adolescentes estão sofrendo, violência que é praticada pelos parentes mais próximos, em geral, mães e pais” – e conclui Bruno – “É uma forma de violência doméstica que a Justiça ainda não dá a devida atenção”.

O encontro será na praia de Copacabana, na altura da Rua Prado Junior, no dia 08 de agosto a partir das 8h até 12 horas. Mais informações pelos telefones da ComCausa Whatsapp 21 981 479 729 e 21 998 364 573.

Audiência pública na ALERJ

Em julho foram enviados ofícios para o deputado estadual Carlos Minc com pedido de realização de Audiência Pública pela Comissão de Representação para Acompanhar o Cumprimento das Leis (Cumpra-se!) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sobre a lei 7706/2017 – que institui a ‘Campanha Permanente de Combate à Alienação Parental’ no estado.

http://webapp319229.ip-50-116-19-27.cloudezapp.io/alerj-recebe-pedido-de-audiencia-do-cumpra-se-sobre-alienacao-parental/

No decorrer de todo o mês, pela ALERJ estar em recesso e em processo de mudança de seda, ainda não se obteve resposta. Mas a perspectiva que a audiência seja marcada para o dia dia 23 de agosto, semana de aniversário da Lei 12.318/2010.

Debate sobre a Morte Inventada na OAB

Em conversa com a ComCausa, o cineasta e escritor Alan Minas, que atualmente está por conta de estudos morando em Lisboa, Portugal, participará de um mesa de debates sobre o tema da alienação desde a produção do documentário ‘A Morte Inventada’ até os dias de hoje. A atividade foi proposta para o dia 19 de agosto no auditório da OAB Subseção Nova Iguaçu e Mesquita.

Visita aos parlamentares e ato em Brasília

A partir do dia 25 de agosto, membros do movimento pela manutenção aplicabilidade da Lei 12.318 estarão no Congresso Nacional em conversas com deputados e deputadas. No dia 26 de agosto, dia de aniversário da lei da Alienação Parental de 2010, haverá um ato em frente ao Congresso Nacional.

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo